Seguros Unimed, Águas Guariroba e Sebrae RN são incríveis para trabalhar

Seguros Unimed, Águas Guariroba e Sebrae RN são as principais vencedoras da quarta edição do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, transmitido pelo UOL, no canal no YouTube e no perfil no LinkedIn, nesta sexta-feira, 6 de outubro. O ranking completo das mais Incríveis conta com 150 empresas dos mais diversos setores e categorias.

Desde 2020, a premiação reconhece as empresas com melhores práticas de RH e clima organizacional do país, de acordo com a pesquisa exclusiva FIA Employee Experience (FEEx), realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) com o objetivo de analisar as experiências dos colaboradores com seus ambientes de trabalho e líderes.

A Seguros Unimed foi selecionada como "Lugar Mais Incrível para Trabalhar" na categoria das empresas de grande porte (acima de 1.500 funcionários), a Águas Guariroba ficou com o título entre as de médio porte (de 301 a 1.500 funcionários) e o Sebrae RN se destacou entre as de pequeno porte (até 300 pessoas).

Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed, comemorou o prêmio triplo da empresa - além da categoria grande porte, venceu em "Comunicação" e no setor Bancos e Serviços Financeiros -, destacando os pontos fortes de sua gestão de pessoas: "Além do caráter empresarial, ou seja, que visa à sustentabilidade econômica da organização, também temos que trabalhar sobre princípios e valores, como a educação, o conhecimento e a inovação, fomentados por meio de programas e recursos."

A Águas Guariroba, premiada como "Lugar Mais Incrível para Trabalhar" entre as empresas de médio porte, foi destaque também no setor Serviços Públicos. Themis Oliveira, diretor-presidente da Águas Guariroba, comentou a evolução da organização na FEEx, ao subir duas posições em relação ao ranking de 2022 : "Faz quatro anos que participamos da pesquisa e acredito que a principal causa de conseguirmos melhorar constantemente é termos uma cultura organizacional forte, com propósito e desenvolvimento e engajamento de talentos."

Repetindo o feito do ano passado, o Sebrae RN foi considerado o "Lugar Mais Incrível para Trabalhar" de pequeno porte. Também venceu na categoria "Aprendizagem" e no setor Educação.

"Alguns pontos nos diferenciam: selecionamos bem, por meio de um programa de trainees que existe há mais de vinte anos e seguimos aprimorando; temos um programa de capacitação muito forte; e trabalhamos com alegria", contou Zeca Melo, diretor-superintendente do Sebrae RN. "Mais uma vez, é uma honra e uma alegria compartilhar o prêmio com a nossa equipe, com os nossos fornecedores, com os nossos clientes que realizam seus sonhos conosco."

Destaques da premiação

Os troféus do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar foram entregues durante uma cerimônia online apresentada pela jornalista Fabíola Cidral, que contou ainda com a participação de Filipe Fonoff, coordenador da FEEx e professor de pós-graduação em gestão de pessoas da FIA.

Continua após a publicidade

Fonoff ressaltou o histórico de 18 anos da pesquisa, com mais de 5 mil empresas inscritas e 2 milhões de respondentes, e falou sobre a importância de reconhecer os "Lugares Incríveis para Trabalhar":

"Ter um ambiente psicologicamente saudável é muito importante. Para as pessoas, significa ter um lugar para se desenvolverem pessoalmente e profissionalmente, afinal elas crescem junto com as organizações. Do lado das empresas, há motivos econômicos ? um ambiente de trabalho mais favorável é mais produtivo e, portanto, as torna mais rentáveis ?, questões de atração e permanência de talentos, um grande diferencial no aquecido mercado de trabalho atual."

Além do prêmio principal, nas categorias pequeno, médio e grande porte, as empresas se destacaram ainda em 15 setores de atividade: Agronegócio (Aperam Bioenergia), Alimentos e Bebidas (Brasal Refrigerantes), Bancos e Serviços Financeiros (Seguros Unimed), Comércio (Brasal Combustíveis), Educação (Sebrae RN), Energia (AES Brasil), Engenharia e Construção (Mais Urbanismo), Farmacêuticas, Químicas e Petroquímicas (Eli Lilly do Brasil), Indústrias Diversas (Kordsa), Mineração, Metalurgia e Siderurgia (Samarco), Serviços Públicos (Águas Guariroba), Serviços Diversos (Peers Consulting), Serviços de Saúde (Unimed Assis), Tecnologia e Computação (Grupo TecnoSpeed) e Transporte e Logística (Protege).

Também foram premiadas empresas que se apresentaram relevância nas categorias "Carreira" (Itaú Unibanco), "Aprendizagem" (Sebrae RN), "Inovação e Autonomia" (Insituto de Pesquisas Eldorado), "Bem Estar no Trabalho" (Vidalink), "Equidade de Gênero" (Arteris) "Inclusão LGBTQIA+" (Paschoalotto), "Respeito Racial" (Prolagos), "ESG" (Nestlé), "Comunicação" (Seguros Unimed), "Liderança" (Samarco) e "CEO" Brasal Refrigerantes.

Metodologia

As organizações vencedoras do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar 2022 foram definidas a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), da qual participaram anonimamente 209.776 mil funcionários de mais de 400 empresas - dessas, 150 alcançaram notas suficientes para serem consideradas lugares incríveis para trabalhar.

Continua após a publicidade

O índice FIA Employee Experience - nota recebida por cada empresa - é composto por critérios com pesos distintos: 60% correspondem ao índice de pesquisa organizacional, calculado a partir de pesquisa com funcionários; 25% ao índice de gestão de pessoas, que considera o conjunto de práticas do RH; 5% ao índice de conexão, que abrange a marca empregadora e o nível de entrega ao cliente; 5% ao índice de liderança, que avalia, entre outros pontos, coerência, feedback e estilo dos gestores, de acordo com os colaboradores; e 5% ao índice de CEO, que leva em conta popularidade, qualidade de gestão e nível de confiança transmitido aos colaboradores pelo principal executivo da empresa.

Quer ver sua empresa entre as vencedoras do LIPT 2024? As inscrições estarão abertas no site FIA Employee Experience - FEEx em dezembro de 2023.

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (LIPT) é uma iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA) que destaca as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os colaboradores a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx). O levantamento mede o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes