Mercado não vai dar bola para falas de Lula, avalia economista
Ler resumo da notícia
Agentes do mercado financeiro não irão dar bola para falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ditas durante entrevista coletiva, avaliou o economista André Perfeito no UOL News, do Canal UOL, nesta quinta-feira (30).
Eu falo o que acho, obviamente de forma retórica, porque o mercado não vai dar bola e não é só uma questão de preferências em relação ao Lula. Economista André Perfeito
Nesta quinta, Lula concedeu a primeira entrevista aos repórteres, no Palácio do Planalto, em Brasília, desde que trocou o comando da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República). O publicitário Sidônio Palmeira assumiu o lugar do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).
Na conversa, Lula defendeu Gabriel Galípolo, indicado por ele à presidência do Banco Central, após o aumento da taxa básica de juros para 13,25% ao ano na última quarta (29). Ele também defendeu a independência da instituição. O petista era um grande crítico do ex-presidente Roberto Campos Netto e o acusava de boicote por ter sido indicado e ter boa relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O aumento da taxa de juros encarece principalmente o crédito e os serviços financeiros. Ou seja, fica mais alto o custo dos empréstimos pessoais e para empresas, dos financiamentos imobiliários e para a compra de veículos.
Agora a questão é que o preço dos ativos entrou numa espiral de desconto, que é muito relevante. Mesmo se você fosse alguém do mercado financeiro, altamente entusiasmado com o conjunto do projeto do governo e com a leitura do Haddad, mesmo em uma situação como essa, não tem outra a não ser ficar retraído.
O nosso trabalho é descobrir antes da média a opinião média das pessoas. Se o real começa a cair demais, por exemplo, ficará estranho se eu não estiver comprado. Outros ativos começam a ter uma possibilidade de ganho maior.
Então, a gente está pegando um grupo de pessoas que já não gostam de você, por assim dizer, e ainda estão perdendo dinheiro. Economista André Perfeito
Após a entrevista de Lula, o dólar comercial operava em alta de +0,44%, a R$ 5,891, às 14h16 (horário de Brasília).
Sakamoto: 'Lula evitou sair na mão com mercado financeiro'
No UOL News, o colunista Leonardo Sakamoto avaliou o petista evitou sair na mão com mercado financeiro durante a entrevista coletiva e, com isso, realinha o seu discurso para as eleições de 2026.
Na minha avaliação, pelo menos até agora o que a gente assistiu, o Lula mudou o tom, evitou brigas com o mercado e deu uma entrevista que não é uma entrevista, digamos, eleitoral, não eleitoreira. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
Esta foi a primeira entrevista do mandatário concedida aos repórteres, no Palácio do Planalto, em Brasília, desde que trocou o comando da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República). O publicitário Sidônio Palmeira assumiu o lugar do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
9 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Marcos Mil Homens
O lula é um embusteiro e não se pode confiar em nada do que ele fala. Esse desgoverno é formado por apaniguados incompetentes e é por isso que está indo de mal a pior.
Wilson Aroma
Para o Lula e para o Hadad o problema do ALTO preço dos alimentos e da inflação que cresce a cada dia está na mão das empresas de vale-refeição. Um ab.sur.do! Ele deveria economizar, porque isso é que gera inflação. O povo está sofrendo com falta de dinheiro (não vou falar da picanha, das passagens aéreas que ninguém viu, do aumento de impostos que teremos - IVA, das ações de Janja, do excesso de ministérios, das viagens que não param, da cachoeira artificial que o Lula mandou construir no palácio etc.)
Luiz Bandeira de Mello Braga
impeachment já