Ações europeias fecham em alta; setor de luxo recua
As ações europeias fecharam com alta nesta segunda-feira, recuperando ganhos e aproximando-se novamente do maior nível em dois anos, na medida em que investidores compraram papéis de setores relativamente "subvalorizados", como serviços e mineração.
O avanço foi limitado, no entanto, já que declarações preocupantes da Richemont, fabricante suíça de relógios, sobre crescimento de vendas na China desencadearam liquidações de ações do setor de luxo. O papel da Richemont perdeu 5,6%, e a ação da LVMH, dona da Louis Vuitton, recuou 1,3%.
O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, avançou 0,25%, para 1.166 pontos, pouco abaixo da máxima de dois anos de 1.170 pontos atingida em 10 de janeiro.
Os setores de serviço e matérias-primas --que estiveram entre as ações de pior performance na Europa em 2012-- lideraram os ganhos nesta segunda-feira, com a ação da ArcelorMittal disparando 4% e o papel da E.ON crescendo 1,6%.
"Investidores estão voltando-se para papéis de 'valor'. Eles estão buscando os valores mais baixos. Se as coisas finalmente melhorarem no âmbito macroeconômico na Europa, esses são papéis que terão boas performances após anos de desempenho ruim", disse um operador em Paris.
O volume de negociações foi baixo na Europa nesta segunda-feira, já que as negociações em Wall Street estão fechada devido ao feriado do dia de Martin Luther King Jr.
Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 0,43%, a 6.180 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,61%, para 7.748 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,57%, para 3.763 pontos.
Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,44%, para 17.631 pontos.
Em Madri, o índice Ibex-35 avançou 0,72%, para 8.665 pontos.
Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em alta de 1,11%, para 6.323 pontos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.