IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Canadá, México e EUA assinam novo acordo comercial

Os presidentes do México, Enrique Pena Nieto (esq.), e dos EUA, Donald Trump (centro), e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, assinam tratado comercial antes do início da cúpula do G20 - Andres Stapff/Reuters
Os presidentes do México, Enrique Pena Nieto (esq.), e dos EUA, Donald Trump (centro), e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, assinam tratado comercial antes do início da cúpula do G20 Imagem: Andres Stapff/Reuters

Por Roberta Rampton

30/11/2018 11h57Atualizada em 30/11/2018 13h06

BUENOS AIRES (Reuters) - Os líderes do México, Canadá e Estados Unidos assinaram um acordo comercial da América do Norte nesta sexta-feira (30), depois de os últimos detalhes do pacto terem continuado a provocar atritos comerciais na véspera da assinatura do acordo.

Eles concordaram em princípio estabelecer regras para os mais de trilhões de dólares de comércio mútuo depois de um ano e meio de negociações intensas concluídas com um acordo fechado apenas uma hora antes do prazo final de 30 de setembro.

Desde então, os três lados discutiram e os pontos mais delicados do acordo ainda não haviam sido definidos apenas algumas horas antes das autoridades se sentarem e assinarem o pacto, quando a cúpula do G20 começava em Buenos Aires.

Antes de assinar, Trudeau disse a Trump que os dois precisam continuar trabalhando juntos para remover as tarifas sobre aço e alumínio.

Autoridades dos três países ainda precisam aprovar o pacto, oficialmente conhecido como Acordo dos Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês), antes de entrar em vigor.