IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Avianca Brasil perdeu ao menos 3 aeronaves antes de pedir recuperação judicial

Marcelo Rochabrun

13/12/2018 13h02Atualizada em 13/12/2018 14h13

SÃO PAULO, 13 Dez (Reuters) - A Avianca Brasil, quarta maior companhia aérea do país, perdeu a posse de pelo menos três aeronaves dias antes de entrar com o pedido de recuperação judicial, embora tenha dito abertamente que mantinha o controle de toda a frota.

Maior grupo de arrendamento de aeronaves da Ásia, a BOC Aviation disse na noite de quarta-feira que havia recuperado dois aviões Airbus A320 da Avianca Brasil antes do pedido de recuperação judicial.

Outra arrendadora, a Constitution Aircraft, apresentou uma moção na quarta-feira pedindo ao juiz encarregado do processo de recuperação judicial da Avianca Brasil que revertesse a decisão anteriormente tomada de suspender os esforços para retomada de posse de aeronaves,
No documento, a Constitution informa já ter recuperado um dos 11 aviões arrendados para a Avianca Brasil.

Um representante da companhia aérea, que pertence à holding Synergy Group Corp, disse que "a informação que temos da Avianca Brasil é que a companhia ainda tem a aeronave".

O pedido da Avianca Brasil na segunda-feira acontece em meio a perdas e ameaças de retomada de posse que afetariam 30 por cento de sua frota. A empresa conseguiu uma ordem judicial para suspender processos por não pagamento de vários locadores de aeronaves que buscavam recuperar seus aviões naquele mesmo dia.

Timothy Ross, porta-voz da BOC Aviation, que é baseada em Cingapura, disse em um e-mail à Reuters que a empresa havia encerrado seus contratos com a Avianca Brasil e que conseguiu retomar dois de seus aviões antes do pedido de recuperação judicial.

Em nota, a Avianca Brasil culpou as empresas de leasing por sua resistência em "chegar a um acordo amigável" e disse que a decisão da justiça havia "liberado sua frota para conduzir voos planejados".

Ao ser questionada na noite de quarta-feira sobre os dois aviões retomados pela BOC, a companhia aérea disse que mantinha o controle de todas as suas aeronaves após a abertura do pedido de recuperação judicial. A empresa não abordou diretamente o que havia acontecido nos dias anteriores ao pedido.

A Avianca Brasil tinha 60 aviões em sua frota em junho, de acordo com a maioria de suas últimas declarações financeiras disponíveis.

A Synergy também controle a conhecida Avianca Holdings, sediada na Colômbia.