Economia britânica tem no 2º tri primeira contração desde 2012
LONDRES (Reuters) - A economia britânica encolheu pela primeira vez desde 2012 no segundo trimestre, consequência do aumento dos estoques pré-Brexit no início de 2019 e no momento em que o primeiro-ministro, Boris Johnson, busca a saída da União Europeia em outubro.
Dados divulgados nesta sexta-feira mostraram que o Produto Interno Bruto do Reino Unido caiu 0,2% nos três meses até junho sobre o trimestre anterior, abaixo de todas as expectativas em pesquisa da Reuters, que apontava estagnação.
Com o governo de Johnson comprometido em deixar a UE em 31 de outubro independente de conseguir um acordo de transição para evitar problemas comerciais, a perspectiva para o restante de 2019 é incerta.
Na comparação anual, o crescimento desacelerou a 1,2% de 1,8% no primeiro trimestre, informou a Agência para Estatísticas Nacionais, leitura mais fraca desde o início de 2018.
"Há...pouca dúvida de que a economia está estagnando, independente da volatilidade dos dados", disse o economista sênior do PwC Mike Jakeman.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.