Ações europeias são impulsionadas por esperanças de vacina e otimismo sobre fundo da UE
Por Sruthi Shankar e Shreyashi Sanyal
(Reuters) - As ações europeias subiram nesta segunda-feira, ajudadas por dados promissores de uma série de candidatas a vacina contra o coronavírus e depois que os líderes da União Europeia esboçaram um acordo sobre um fundo de recuperação para estimular as economias da zona do euro atingidas pela pandemia.
O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,73%, a 1.464 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,75%, a 376 pontos.
Um índice de ações da zona do euro subiu 0,9%, revertendo todas as suas perdas iniciais, com o euro subindo para uma máxima de quatro meses.
Uma vacina experimental contra o coronavírus desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford foi considerada segura e produziu uma resposta imunológica em seu primeiro teste com humanos, enquanto a farmacêutica norte-americana Pfizer e a empresa alemã de biotecnologia BioNTech também divulgaram dados adicionais promissores.
Além disso, a chanceler alemã Angela Merkel disse que os líderes da UE agora têm uma nova base para um acordo sobre um fundo de recuperação de 750 bilhões de euros e para o próximo orçamento comum do bloco de 2021 a 2027, no valor de cerca de 1,1 trilhão de euros.
O índice de saúde, considerado defensivo, teve a maior alta entre os setores da Europa, com salto de 1,2%, refletindo os sinais de que os líderes dos países do norte da União Europeia estão dispostos a se comprometer com o plano de recuperação, no quarto dia de negociações em Bruxelas.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,46%, a 6.261 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,99%, a 13.046 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,47%, a 5.093 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,99%, a 20.621 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,51%, a 7.478 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,20%, a 4.533 pontos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.