Ações da BP ganham impulso em meio a negociações cautelosas no mercado acionário europeu
Por Sruthi Shankar
(Reuters) - Um salto nas ações da BP após a apresentação de planos para reduzir sua produção de petróleo e gás e aumentar os investimentos em energia renovável ofuscou balanços decepcionantes, inclusive da fabricante de bebidas alcoólicas Diageo, embora as ações europeias tenham fechado perto da estabilidade.
O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,1%, a 1.412 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,07%, a 363 pontos, depois de ter registrado queda de até 0,6%.
A BP subiu 6,5%, mesmo depois de cortar seus dividendos pela primeira vez em uma década e registrar perda trimestral de 6,7 bilhões de dólares.
O setor mais amplo de petróleo e gás subiu 2,5%, com outros setores cíclicos ligados ao crescimento, como as montadoras e os bancos, também fechando em alta.
Por outro lado, as ações da produtora do uísque Johnnie Walker, a Diageo, caíram 5,6% depois de a empresa reportar um declínio acima do esperado nas vendas em quase todos os seus mercados.
O grupo alemão de farmácia e pesticidas Bayer caiu 2,4%, já que medidas para resolver ações judiciais sobre o seu produto contra ervas daninhas Roundup contribuíram para uma perda de 9,5 bilhões de euros para a empresa.
Das 223 empresas listadas no STOXX 600 que divulgaram seus resultados até agora, quase 62% superaram as expectativas muito baixas dos analistas, segundo dados da Refinitiv. Em um trimestre típico, 50% superam a estimativa para os balanços.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,05%, a 6.036 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,36%, a 12.600 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,28%, a 4.889 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,21%, a 19.613 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,67%, a 7.021 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,73%, a 4.379 pontos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.