IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preços do petróleo recuam com acordo para liberação de reservas

Os benchmarks de petróleo Brent e dos EUA caíram perto de 13%, em suas maiores perdas semanais em dois anos - Sergei Karpukhin/Reuters
Os benchmarks de petróleo Brent e dos EUA caíram perto de 13%, em suas maiores perdas semanais em dois anos Imagem: Sergei Karpukhin/Reuters

Laura Sanicola, Shadia Nasralla, Sonali Paul e Isabel Kua

01/04/2022 17h24Atualizada em 01/04/2022 17h36

O preço do petróleo fechou em queda nesta sexta-feira, com membros da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) concordando em participar da maior liberação de reservas de petróleo feita pelos Estados Unidos.

Os benchmarks de petróleo Brent e dos EUA caíram perto de 13%, em suas maiores perdas semanais em dois anos depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou na quinta-feira a liberação.

Os contratos futuros do Brent perderam 0,32 dólar, ou 0,3%, fechando em 104,39 dólares o barril. O petróleo dos EUA (WTI) recuou 1,01 dólar, ou 1%, a 99,27 dólares.

Biden anunciou uma liberação de 1 milhão de barris por dia (bpd) de petróleo por seis meses a partir de maio. Ao todo, são 180 milhões de barris, a maior liberação já feita da Reserva Estratégica de Petróleo dos EUA (SPR, na sigla em inglês).

Os países-membros da IEA não concordaram nesta sexta-feira sobre os volumes ou os compromissos de cada país em sua reunião de emergência, disse Hidechika Koizumi, diretor da divisão de assuntos internacionais do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão. Ele acrescentou que detalhes adicionais podem ser conhecidos "mais ou menos na próxima semana".