IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Consumo de energia sobe 0,7% em setembro, aponta EPE

30/10/2014 16h11

O consumo de energia elétrica no país alcançou 38.798 gigawatts-hora (GWh) em setembro, 0,7% superior ao apurado no mesmo mês do ano passado. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que anunciou a mais recente edição da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.

Ao detalhar o desempenho por setor, a EPE informou que a classe residencial mostrou expansão de 2,9% no consumo de energia elétrica, em setembro deste ano ante setembro do ano passado, para 10.545 GWh. Para a EPE, o avanço foi favorecido por aumento de consumo na região Norte.

Mas no caso do setor industrial houve queda de 4,7% no consumo em setembro ante igual mês em 2013, registrando 14.868 GWh. A EPE atribuiu o recuo à continuidade no nível relativamente baixo da atividade industrial. No entanto, destacou que essa queda de consumo foi a menos intensa dos últimos quatro meses para o segmento.

Ainda de acordo com o boletim, a classe comercial continua liderando a expansão do mercado de energia elétrica, com aumento de 6,1% no consumo em setembro ante igual mês em 2013, para 7.172 GWh. Esse bom desempenho, na análise da EPE, confirma a dinâmica do segmento de serviços, cujo consumo costuma crescer em patamares acima dos demais setores pesquisados pela EPE, devido à expansão de pontos de venda nos setores atacadista e varejista, e a automação de serviços bancários, que eleva o uso de computadores, e transferência eletrônica de dados e de imagens.