IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fitch reafirma nota de crédito soberana da Itália

24/04/2015 18h40


A Fitch Ratings reafirmou nesta sexta-feira o rating probabilidade de default do emissor (IDR) da dívida de longo prazo em moeda estrangeira e local da Itália em "BBB+", com perspectiva "estável". Os ratings dos bônus da dívida sênior não assegurada em moeda estrangeira e local também foram afirmados em "BBB+". O rating teto da dívida da Itália foi afirmada em "AA+" e o IDR da dívida de curto prazo em moeda estrangeira em "F2".

De acordo com a nota da Fitch, apesar do fraco desempenho de crescimento da Itália, os recentes dados dão suporte à manutenção do rating. "A recuperação é apoiada pela combinação do afrouxamento monetário do Banco Central Europeu, euro mais fraco, fortalecimento da confiança e preços mais baixos do petróleo. Porém, a previsão de crescimento do PIB, de 0,6% em 2015 e de 1% em 2016, é fraca comparada aos demais membros da zona do euro e o PIB está atualmente próximo ao valor de 2000, 9% abaixo da máxima de 2008. O crescimento do PIB nominal vai se fortalecer apenas gradualmente depois de ficar estável entre 2010 e 2014", diz a agência.

Segundo a agência, a perspectiva "estável" reflete sua avaliação de que os riscos de corte ou elevação da nota estão, no momento, "equilibrados".