IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Todos a Bordo

Avião monomotor da era soviética está à venda no Brasil por R$ 500 mil

Avião Antonov An-2 da era soviética está à venda no Brasil - Divulgação
Avião Antonov An-2 da era soviética está à venda no Brasil Imagem: Divulgação

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/05/2020 04h00

Um avião monomotor da era soviética está à venda em um site de leilão brasileiro com um lance inicial de R$ 500 mil. O modelo AN-2 foi o primeiro desenvolvido por Oleg Antonov, em 1947, e usado na reconstrução da União Soviética no pós-guerra.

A primeira unidade do Antonov AN-2 fez seu voo inaugural em 1947 e, desde então, estima-se que tenham sido produzidos mais de 18 mil aviões do modelo. A produção foi encerrada em 2001, mas os chineses ainda têm a licença para fabricação sob encomenda e com o nome Shijiazhuang Y-5.

A aeronave à venda no Brasil foi fabricada em 1987 na polônia pela PZL-MIELEC e está com todos os certificados e manutenções em dia, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Sete aviões do modelo AN-2 já foram registrados no Brasil, mas a unidade à venda é a única que continua em condições operacionais. Segundo o site de leilões, o avião está parado no aeroporto Araçatuba (SP).

Avião para lugares remotos

Conhecido como Anusha, o An-2 foi uma aeronave concebida para utilizações em múltiplas missões, tanto como transporte tático militar como para fins agrícolas.

Por ser um avião biplano, as duas asas permitem ao Antonov An-2 pousar e decolar em pistas muito curtas, o que o torna eficaz como aeronave para evacuações médicas, transportes de tropas, prática do paraquedismo, pulverização agrícola e operação em lugares remotos, como a Sibéria e a Mongólia, onde é utilizado até hoje.

Antonov An-2 tem capacidade para dez passageiros e dois pilotos - Divulgação - Divulgação
Antonov An-2 tem capacidade para dez passageiros e dois pilotos
Imagem: Divulgação

O avião pode ter capacidade para dois pilotos e mais 12 passageiros, o que faz dele um dos maiores aviões monomotores já desenvolvidos no mundo. O Antonov An-2 voa com uma velocidade de cruzeiro de 190 km/h e tem alcance máximo de 845 quilômetros. O modelo é equipado com um motor radial Shvetsov ASh-62IR de nove cilindros, que desenvolve uma potência de 1.000 hp.

O avião à venda no Brasil é configurado para o uso civil e pintado com o antigo design da companhia aérea russa Aeroflot. O nome da empresa aparece escrito no alfabeto cirílico acima das janelas dos passageiros.

Na parte interna, o Antonov An-2 conta com dez assentos de passageiros e dois para pilotos. Há quatro assentos posicionados frente a frente e com uma mesa entre eles, criando uma pequena sala de reunião.

O leilão do Antonov An-2 está aberto até sexta-feira (15).