Alguns aviões civis de pequeno porte têm um pequeno espelho do lado de fora para ajudar os pilotos na hora do pouso e da decolagem. Essa espécie de "retrovisor" geralmente não vem de fábrica, mas é adotada pelos aviadores para garantir mais segurança na hora de voar.
Diferentemente do espelho de um carro, esse não serve para auxiliar na hora da ré ou para fazer ultrapassagens sem fechar ninguém. Ele é mais uma camada de segurança para que, durante algumas etapas do voo, o piloto consiga ver se o trem de pouso está recolhido ou estendido.
Como na aviação existem várias redundâncias nos sistemas para evitar acidentes em caso de falha, alguns operadores optam por implementar mais esse dispositivo para garantir que não haverá problemas durante pousos e decolagens.
Como funciona?
O espelho é do tipo convexo, que amplia o campo de visão de quem está olhando.
A partir do seu assento, o piloto olha pela janela, e o ângulo de instalação permite que ele observe se o trem de pouso está na posição correta.
Esse espelho costuma ser comprado à parte e tem um diâmetro de até 10 cm, na maioria das vezes. Pode custar desde dezenas de reais até cerca de R$ 1.000 em modelos com suporte especial para alguns tipos de avião.
Ele pode ser colocado nos motores ou nas asas. Em aviões com a asa na parte de cima, é possível ver quase toda a extensão do avião.
Já nos aviões com a asa baixa, costuma ser possível ver apenas o trem de pouso dianteiro, já que a asa atrapalha a visão.
Luzes no painel indicam a posição
O espelho não é um equipamento obrigatório, já que há outras medidas que indicam se o trem de pouso está em perfeito funcionamento. Quando o piloto aciona o comando para recolher ou estender o trem de pouso, luzes no painel indicam em qual posição ele está, se travado ou em movimento.
Quando o avião decola, o trem de pouso tem de estar devidamente guardado para diminuir a resistência do avião ao vento, o que reduz o consumo de combustível e melhora o controle do voo.
Ao descer para o pouso, pode acontecer de o trem de pouso não ficar na posição adequada. Nesse tipo de situação, existem mecanismos que fazem com que ele seja estendido pela força da gravidade, travando quando atingem o final do percurso.
O "retrovisor" também é uma ferramenta extra em caso de pane elétrica, para garantir que está tudo em ordem para o pouso.
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