Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Um balanço sobre a maior feira de franquias do Brasil

Colunista do UOL

30/06/2015 12h35

Quem visitou a ABF Franchising Expo 2015, maior feira de franquias do país realizada na semana passada em São Paulo, pôde perceber que, mesmo em um momento turbulento da economia, o franchising brasileiro continua forte e vigoroso. O evento atraiu um público numeroso e qualificado, interessado em conhecer as melhores oportunidades do setor e ávido por novidades.

A feira deste ano reforçou algumas tendências já percebidas em edições anteriores. Uma delas é a crescente participação de marcas do setor de beleza e saúde. Clínicas de estética, lojas de cosméticos, esmalterias e marcas que oferecem serviços de depilação, sobrancelhas e afins marcaram presença no evento e chamavam a atenção dos investidores.

Redes focadas em alimentação saudável também se multiplicam ano a ano na ABF Franchising Expo. Há desde restaurantes que focam em “fresh food” (comida fresca, em tradução livre) até empórios que vendem apenas produtos naturais.

A demanda por uma vida mais saudável impulsiona esses negócios, ganhando a simpatia de consumidores ávidos pelos produtos e de investidores que querem aproveitar essa oportunidade.

Além das tendências que atingem segmentos mais tradicionais, como alimentação e beleza, apareceram novidades também no setor de serviços. Há uma diversidade cada vez maior de negócios nessa área. Serviços de troca de óleo e locação de equipamentos foram ofertados por marcas estreantes na feira, como a Brastemp, que divulgou no evento sua franquia de locação de purificadores de água.

O visitante da feira também pôde perceber que, de forma geral, muitas marcas se preocuparam em oferecer diversos formatos de franquia –lojas tradicionais, lojas compactas, quiosques e até mesmo food trucks.

Aliás, os caminhões foram a grande novidade da ABF Franchising Expo. Muitas marcas instalaram food trucks na praça de alimentação da feira, reforçando a ideia de que esse modelo pode ajudar o franqueado a faturar não apenas com as vendas nas feirinhas gastronômicas, mas também em eventos.

Para quem quer investir em franquias, a ABF Franchising Expo 2015 foi uma ótima oportunidade de conhecer marcas que atuam no franchising brasileiro, conversar com franqueadores e se preparar para escolher o modelo de negócio que mais combina com seu perfil e com sua capacidade de investimento.

Bons negócios!