Um balanço sobre a maior feira de franquias do Brasil
Quem visitou a ABF Franchising Expo 2015, maior feira de franquias do país realizada na semana passada em São Paulo, pôde perceber que, mesmo em um momento turbulento da economia, o franchising brasileiro continua forte e vigoroso. O evento atraiu um público numeroso e qualificado, interessado em conhecer as melhores oportunidades do setor e ávido por novidades.
A feira deste ano reforçou algumas tendências já percebidas em edições anteriores. Uma delas é a crescente participação de marcas do setor de beleza e saúde. Clínicas de estética, lojas de cosméticos, esmalterias e marcas que oferecem serviços de depilação, sobrancelhas e afins marcaram presença no evento e chamavam a atenção dos investidores.
Redes focadas em alimentação saudável também se multiplicam ano a ano na ABF Franchising Expo. Há desde restaurantes que focam em “fresh food” (comida fresca, em tradução livre) até empórios que vendem apenas produtos naturais.
A demanda por uma vida mais saudável impulsiona esses negócios, ganhando a simpatia de consumidores ávidos pelos produtos e de investidores que querem aproveitar essa oportunidade.
Além das tendências que atingem segmentos mais tradicionais, como alimentação e beleza, apareceram novidades também no setor de serviços. Há uma diversidade cada vez maior de negócios nessa área. Serviços de troca de óleo e locação de equipamentos foram ofertados por marcas estreantes na feira, como a Brastemp, que divulgou no evento sua franquia de locação de purificadores de água.
O visitante da feira também pôde perceber que, de forma geral, muitas marcas se preocuparam em oferecer diversos formatos de franquia –lojas tradicionais, lojas compactas, quiosques e até mesmo food trucks.
Aliás, os caminhões foram a grande novidade da ABF Franchising Expo. Muitas marcas instalaram food trucks na praça de alimentação da feira, reforçando a ideia de que esse modelo pode ajudar o franqueado a faturar não apenas com as vendas nas feirinhas gastronômicas, mas também em eventos.
Para quem quer investir em franquias, a ABF Franchising Expo 2015 foi uma ótima oportunidade de conhecer marcas que atuam no franchising brasileiro, conversar com franqueadores e se preparar para escolher o modelo de negócio que mais combina com seu perfil e com sua capacidade de investimento.
Bons negócios!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.