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Franquias de educação vão além dos cursos de idiomas

Filomena Garcia

Colunista do UOL

20/10/2015 06h00

No franchising nacional, o segmento de educação é um dos mais tradicionais e ainda desperta o interesse de muitos empreendedores. As primeiras redes a atuar no sistema de franquias no Brasil foram as escolas de idiomas.

E, mesmo sendo um setor muito consolidado – algumas marcas já têm mais 50 anos de existência –, trata-se de um mercado que ainda registra bons índices de crescimento. Em 2014, o faturamento das redes de educação teve alta de 12% em relação ao ano anterior.

Esse segmento tem passado por algumas mudanças nos últimos anos, como a entrada de marcas estrangeiras e também as fusões e aquisições. Tudo isso trouxe novos investimentos e ainda mais profissionalismo para o ramo.

E, como essas empresas continuam em expansão, as mudanças representam também uma oportunidade para quem quer ter uma franquia no setor – especialmente em cidades do interior ou em municípios do Norte e Nordeste.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Educação e Treinamento tem 70% do faturamento das franquias vindos do Sudeste, e o restante da sua receita distribuída nas demais regiões do seguinte modo: 11% no Sul, 9% no Centro-Oeste, 7% na Região Nordeste e 3% ao Norte. Ou seja, ainda há espaço para empreender em diversas cidades do país.

Outra boa notícia para os empreendedores é que os modelos de negócio neste segmento estão cada vez mais diversificados. Além dos cursos de idiomas tradicionais, há aulas voltadas para segmentos específicos, como crianças de até sete anos, por exemplo.

Os cursos especializados em educação continuada, escolas bilíngues e cursos profissonalizantes nas mais diversas áreas, inclusive com novidades na área de games e filmes digitais, também são opções.

Uma dúvida muito comum de quem pretende abrir uma franquia no segmento é sobre a necessidade de ter formação na área ou já atuar como professor ou pedagogo. Esse tipo de experiência pode até ser necessário em alguns modelos de negócio. Porém, a maioria das marcas procura acima de tudo um empreendedor que tenha muita vontade de aprender e se dedique exclusivamente ao negócio.

Assim, para exercer funções que necessitem de uma formação pedagógica, o franqueado pode contratar funcionários para exercê-las.

Agora é importante ficar claro que, apesar de ser um segmento de destaque e crescimento no Brasil, nada garantirá o sucesso para o futuro franqueado.

Na franquia, os riscos são minimizados, pois o futuro franqueado receberá todo o "know how" da empresa e um acompanhamento contínuo. Ou seja, o franqueador fará a parte dele, enquanto ao franqueado caberá a parte de fazer tudo isso acontecer na sua unidade, tendo uma equipe sempre treinada e motivada a oferecer não só os melhores cursos, mas o melhor atendimento que um aluno pode receber para se manter fiel e poder indicar a escola para amigos e conhecidos.