Por que é cada vez mais importante analisar as finanças das franquias?
Em tempos de incerteza na economia, algumas empresas registram queda nas vendas, outras deixam de crescer na proporção que gostariam. Nesses casos, é comum que os empresários busquem, urgentemente, estratégias para fazer as vendas voltarem a patamares normais.
É natural que muitas empresas ajam dessa forma. Mas é preciso lembrar que há outras estratégias, além das vendas, que podem ajudar os negócios a enfrentar esses períodos de vacas mais magras. Uma delas é melhorar a gestão financeira, buscando produtividade e extraindo mais lucro das vendas que já são realizadas – mesmo que o volume atual de negócios fechados esteja abaixo do esperado.
Mas como transformar a crise em uma oportunidade de organizar as finanças da sua empresa? O primeiro passo é dedicar tempo e energia para mapear todos os indicadores financeiros do negócio.
Ao analisar item a item, o gestor da empresa terá condições de identificar a origem de alguns problemas financeiros, enxergar oportunidades de cortes de custos e aprimorar processos que ajudem o negócio a conseguir mais resultados com menos recursos.
O momento é muito oportuno para olhar para dentro de casa, especialmente para custos e despesas, e entender o que pode ser melhorado. Também se trata de uma ótima fase para renegociar contratos com fornecedores e discutir prazos de pagamento, equacionando assim o seu fluxo de caixa.
Além de trazer mais fôlego financeiro ao negócio, essa estratégia também ajuda a manter os preços sob controle e evitar reajustes para os clientes. Afinal, cobrar mais caro nesse momento pode representar um obstáculo para que o consumidor (que já anda receoso) realmente efetive a sua compra.
É claro que vender mais e melhor sempre será a grande preocupação de todas as empresas. E deve ser assim. Mas buscar estratégias que reduzam custos, melhorem o fluxo de caixa e aumentem a margem de lucro pode ser uma atitude eficiente para atravessar esses momentos sem tanta turbulência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.