IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Liderança autêntica é fundamental para sucesso do negócio

Filomena Garcia

Colunista do UOL

24/11/2015 06h00

É indiscutível a importância do líder para a geração de resultados em qualquer negócio. Porém, muito além dos resultados e dos lucros, o papel do líder é fundamental também para o desenvolvimento profissional, para o bem-estar e para a alegria de cada um dos membros da equipe.

Logicamente, uma coisa está diretamente ligada à outra. Ou seja, quando alguém trabalha em um ambiente feliz que também lhe proporciona reconhecimento e crescimento profissional, essa pessoa certamente terá um rendimento melhor e trará mais resultados para a empresa.

Recentemente, tive a oportunidade de assistir a uma palestra da empresa de treinamentos Dale Carnegie Training, que abordou esse tema. Eles são enfáticos ao dizer que ter bons líderes é a base para o sucesso da sua empresa.

A palestra me ajudou a refletir mais sobre o que é um verdadeiro líder. De acordo com o treinamento, a característica fundamental que uma pessoa precisa ter para se tornar um líder é a autenticidade. Isso vale para qualquer tipo de líder, seja no âmbito profissional, governamental, religioso ou qualquer outro: é preciso ser autêntico. Ou seja, ser verdadeiro naquilo que faz, diz e realiza.

Os liderados sabem distinguir essa característica. Eles percebem quando um líder não é autêntico, pois em algum momento o que ele fala não está em sintonia com o que faz. E, para ser coerente, é preciso, antes de tudo, ser autêntico consigo mesmo.

Um bom exemplo de líder religioso é o Papa Francisco, que é coerente quando vive de forma mais humilde e tem atitudes que estão em sintonia com aquilo que ele prega.

São quatro as principais características de um líder, que o tornarão autêntico.

Ele precisa ser confiável, primeiramente confiando em si mesmo. Deve ser claro e honesto em suas opiniões e também reconhecer quando erra.
O líder também deve ter empatia. Ou seja, precisa saber ouvir o outro de fato, ter um interesse genuíno pelas pessoas.

Precisa ser inspirador. Líderes são pessoas que motivam suas equipes a superar desafios, alguém que inspira os outros a fazer sempre mais.

Por fim, um bom líder é aquele que está disposto a aprender sempre. Ele não precisa ter resposta para tudo e nem estar sempre certo. Basta que esteja sempre aprendendo e aprimorando seus conhecimentos.

Portanto, se você deseja ser um melhor líder para os seus liderados, comece a exercitar sua autenticidade, pois é melhor ser um líder autêntico do que um líder afável ou simplesmente carismático.