IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Reinaldo Polito

Cinco dicas para conquistar o público e passar a mensagem certa ao falar

16/06/2015 06h00

Cinco detalhes de comunicação que nem sempre levamos em conta:

1 – Conquiste a atenção dos ouvintes logo no início

Se não conseguirmos conquistar a atenção dos ouvintes logo no início, dificilmente será possível reverter a situação ao longo da fala. Devemos planejar bem o que pretendemos dizer no início para conquistar rápido a atenção.

Alguns recursos excelentes para conquistar a atenção: mostrar o benefício que os ouvintes terão com a mensagem. Contar uma pequena história interessante. Lançar mão de uma frase de impacto. Fazer uso da presença de espírito, exagerando uma informação para transformá-la em um fato bem-humorado. Instigar com uma reflexão relevante.

2 – Comece a falar sabendo o que vai dizer no final

Um dos maiores problemas na comunicação é a pessoa começar a contar uma história, por exemplo, e não saber o que irá dizer no final. É muito comum, depois de até termos iniciado bem, no meio da história ficarmos inseguros porque não temos ideia de como concluir.

O receio de nos mostrarmos perdidos por falta da conclusão pode provocar uma descarga de adrenalina que nos deixa nervosos e sem ação diante das pessoas. Por isso, ao iniciar devemos saber bem o que pretendemos dizer no final.

3 - Evite fugir com os olhos. Também não encare fixamente o interlocutor

Se fugirmos com os olhos enquanto conversamos, corremos o risco de passar imagem de sermos inibidos, desinteressados, inseguros.  De maneira geral, a consequência é quase sempre negativa.

Por outro lado, se falarmos encarando o interlocutor, podemos parecer invasivos e inconvenientes. Portanto, ao conversar, não devemos fugir com os olhos, nem encarar o interlocutor.

4 - Sua comunicação e comportamento devem estar de acordo com sua atividade profissional

Afinal, como devemos nos comportar? De maneira formal ou informal? Ser informal não significa se comportar com erros e negligências. Da mesma forma que ser formal não pressupõe comportamento rígido e inflexível. O importante é que, sendo formal ou informal, nos comportemos sempre com naturalidade. Tudo dependerá da circunstância e da nossa atividade profissional.

5 - Observe se há coerência entre o que comunica com as palavras e com o semblante

Não é tão raro uma pessoa dizer que está triste mantendo o semblante arejado e até sorridente. Tentando ser simpáticos, não percebemos que a mensagem exige nessas circunstâncias, senão um semblante entristecido, pelo menos quase impassível. Da mesma forma, às vezes, não nos damos conta de que não poderíamos nos apresentar com o semblante pesado e até triste quando falamos em alegria, vitórias e conquistas.

SUPERDICAS DA SEMANA

- Saia da mesmice. Comece a falar sobre algo inusitado para despertar o interesse
- Prepare sempre a conclusão. Mesmo que durante a apresentação resolva modificá-la
- Olhe para todos os ouvintes. Você saberá como reagem e prestigia a presença de todos
- Você pode ser formal ou informal, desde que mantenha a naturalidade
- Sorriso dificilmente combina com informações tristes ou problemas sérios
- Semblante entristecido quase nunca combina com comemorações ou alegrias

Livros de minha autoria que ajudam a refletir sobre esse assunto: "Superdicas para falar bem", "Assim é que se fala", “Conquistar e influenciar para se dar bem com as pessoas”, "Como falar corretamente e sem inibições" e “As melhores decisões não seguem a maioria”, publicados pela Editora Saraiva.