Reinaldo Polito

Reinaldo Polito

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Um lado instigante e pouco conhecido de Carla Zambelli

Um homem pode ser destruído, mas não derrotado.
Hemingway

Ao longo dos últimos 48 anos como professor de oratória já preparei mais de 71 mil alunos para falar em público. A maioria ocupa funções na alta gerência no mundo corporativo. Outro tanto são profissionais liberais, como médicos, advogados, psicólogos e consultores. Não são poucos aqueles que atuam como pregadores nas mais diferentes religiões. E, como dá para imaginar, os políticos. De todos os partidos.

Além disso, há 21 anos sou professor nos cursos de pós-graduação em Marketing Político na ECA-USP. Faço esse preâmbulo para mostrar a minha ligação com o mundo político e como me aproximei da deputada Carla Zambelli. Dentro desse quadro abrangente, alguns exemplos podem ser citados.

Presidentes de partidos

Para dar ideia do interesse deles pela oratória, basta dizer que os presidentes dos maiores partidos passaram pela nossa sala de aula. Valdemar Costa Neto, presidente do PL, Baleia Rossi, presidente do MDB, Roberto Jefferson, presidente do PTB e Renata Abreu, presidente do PODEMOS.

Nas últimas eleições tivemos o privilégio de treinar 150 candidatas do PODEMOS. Eram mulheres de todos os estados do país que estavam concorrendo ao cargo de deputada. Foi gratificante ver a garra dessas guerreiras, que participaram do curso com empenho e muita disciplina. A presidente do partido comentou que foram muito bem-sucedidas em seus discursos de campanha.

O senador Suplicy

Em Santos, os últimos três prefeitos, eleitos para duas gestões, Beto Mansur, Papa e Paulo Barbosa foram alunos. Em Taubaté também, coincidentemente, três prefeitos foram preparados no nosso curso: Valdomiro Carvalho, Salvador e Antonio Mario. E assim vereadores, prefeitos, deputados e senadores de Norte a Sul do país.

O petista Eduardo Suplicy dedicou duas páginas do seu último livro "Um jeito de fazer política" contando como preparei sua oratória para duas missões importantes. A mais relevante delas foi para o seu pronunciamento na convenção do partido em Recife, no ano de 2002:

Continua após a publicidade

A segunda missão foi quando me preparei para fazer minha apresentação como pré-candidato à Presidência da República no 12º Encontro Nacional do PT em Recife.

Aquele era um desafio espinhoso para o senador. Afinal, quem poderia ter a ousadia de disputar as prévias dentro do PT com o poderoso Lula. Por isso, preparou com afinco seu discurso para o pronunciamento que faria na convenção:

Eu estava consciente de que aquela minha decisão de disputar as prévias presidenciais do PT para a escolha do candidato a presidente, em 2002, provocaria um certo desconforto no partido e no próprio Lula. Treinei para, em dez minutos, expressar que estava ali para uma conversa com o meu querido amigo Lula. Ao final da aula, Polito avaliou que houve perfeita harmonia entre gestos, inflexão de voz e mensagem.

Carla Zambelli

Faço todas essas referências para mostrar que graças ao meu trabalho tenho contato com os políticos das mais diferentes agremiações partidárias. A minha querida aluna Carla Zambelli agora está no olho do furacão. Quando eu a conheci ela tinha apenas cinco anos de idade. Foi na formatura de seus pais, João Hélio e Rita. Eles queriam que a filha visse de perto um dos maiores nomes da política brasileira de todos os tempos, Jânio Quadros, que paraninfava as turmas.

Passados muitos anos, o pai a levou para minha escola. Queria que ela se preparasse para ser candidata a deputada federal. Foi um enorme prazer tê-la entre os alunos. Aplicada, intensa no aprendizado, pôs em prática na campanha que a elegeu com quase um milhão de votos tudo o que aprendeu no treinamento. O curso de oratória foi útil também no exercício das mais importantes funções que exerceu na Câmara.

Continua após a publicidade

A família

Também foram meus alunos, sua irmã, Paula, seu irmão, Bruno, que se elegeu deputado estadual por São Paulo, e seu marido, o Coronel Aginaldo. Portanto, a família toda de Carla passou pelas nossas aulas, com ou sem interesse em concorrer a cargos políticos.

Há pouco tempo ela e o pai foram até a minha casa. Degustamos uma boa cachaça e saímos para almoçar. A conversa, como não poderia ser outra, girou em torno de política. Desde o tempo em que foi aluna e nos diversos momentos em que nos encontramos, Carla sempre transpirou idealismo e amor pelas elevadas causas em que acredita, lealdade ao ex-presidente e patriotismo.

Seus argumentos

Criticada por alguns, especialmente por aqueles que são opositores a Bolsonaro, mas seguida fielmente por seus eleitores, enfrenta agora uma série de acusações. Para agravar ainda mais o quadro, precisou ser internada com diversas complicações de saúde. Ela é forte, obstinada e levou sua vida toda com muita correção e honestidade. Esses poderão ser os seus melhores argumentos para se defender e continuar firme na vida pública.

Superdicas da semana

Continua após a publicidade
  • A história de vida de uma pessoa não pode ser medida apenas por um momento
  • Por mais difíceis que sejam os desafios, a força de uma vida íntegra será a melhor defesa
  • Os momentos de agruras medirão a lealdade dos verdadeiros amigos
  • Há situações em que só a fé mantém uma pessoa forte para a luta

O conteúdo desse tema é estudado no curso de pós-graduação em "Gestão de Comunicação e Marketing" que ministro na ECA-USP. Livros de minha autoria que abordam esses conceitos: "Os segredos da boa comunicação no mundo corporativo", "Como falar corretamente e sem inibições" e "Oratória para advogados", publicados pela Editora Saraiva. "Oratória para líderes religiosos", publicado pela Editora Planeta. "29 minutos para falar bem em público", publicado pela Editora Sextante.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes