IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reinaldo Polito

Todos têm sotaque, e talvez seja preciso mudá-lo para ser bem entendido

27/10/2015 06h00

O sotaque é uma preocupação para alguns e uma dúvida para muitos. Afinal, devo ou não mudar a forma como falo, característica da minha região? Todos nós temos sotaque. Uma pessoa do Nordeste terá sotaque quando falar no Sul ou no Sudeste. Assim como o sotaque de um habitante do Sul será notado quando falar no Nordeste.

Não pode haver dúvida. Se alguém se apresentar em público com essa incerteza, poderá prejudicar o resultado da sua comunicação. Por isso algumas questões precisam ser esclarecidas antes que a decisão seja tomada. Na maioria das vezes, é melhor continuar falando sem se preocupar com mudanças.

As pessoas conseguem entender bem o que você diz, apesar do sotaque?

Em alguns casos, as alterações na pronúncia de determinados sons e no ritmo da fala são tão acentuadas que parece se tratar de uma língua diferente. Nesse caso, não há o que discutir – é preciso mudar, inclusive com a ajuda de um fonoaudiólogo.

As pessoas ridicularizam sua forma de falar?

Não adianta serem politicamente corretas e dizerem que essa espécie de preconceito não deve ocorrer, pois, se há resistência a sua maneira de se expressar, você poderá se prejudicar com a comunicação. Também não há dúvida. Nesse caso você deverá mudar.

As pessoas veem em sua fala um ar de superioridade?

Em determinadas épocas, algumas regiões são beneficiadas pela valorização cultural, econômica ou midiática mais que as outras. Quem não recebeu esse benefício pode se sentir desprestigiado. Se esse for o seu caso, mude. Essa imagem de antipatia só atrapalha.

Quanto tempo você vai permanecer no novo local?

Se sua permanência for curta, esqueça todas essas ponderações. Despenderá muito esforço e dedicação para um resultado que não irá compensar. Só pense em mudança na maneira de falar se permanecer no novo local por muito tempo ou em caráter definitivo.

Se, apesar do sotaque, você falar de maneira compreensível, não for ridicularizado e não for visto com ar de superioridade, poderá continuar falando como sempre falou. E, se pensar em mudar, reflita bem antes de tomar a decisão. Talvez não valha a pena tanto esforço e correrá o risco de se despersonalizar ao se afastar de suas raízes.

Superdicas da semana:

  • Nem sempre vale a pena eliminar o sotaque
  • Só pense em mudar a forma de falar se permanecer muito tempo no novo local
  • Só elimine o sotaque se não compreenderem o que você diz ou se for ridicularizado
  • Alguns sotaques são sedutores e até passam mais credibilidade

Livros de minha autoria que ajudam a refletir sobre esse tema: “Como Falar Corretamente e sem Inibições”, publicado pela Editora Saraiva; e “29 Minutos para Falar Bem em Público”, publicado pela Editora Sextante.

Para outras dicas de comunicação, entre no meu site (link encurtado: http://zip.net/bcrS07)
Escolha um curso adequado as suas necessidades (link encurtado: http://zip.net/bnrS3m)

Siga no Instagram: reinaldo_polito