IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reinaldo Polito

Educação do país o preocupa? Então discuta a Base Nacional Comum Curricular

17/11/2015 06h00

Converse com um grupo de pessoas. Pergunte a elas qual é o principal problema do país. É quase certo que a maioria diga ser a educação. Poucos saberão dizer o que exatamente precisa ser melhorado. Talvez alguns falem das estatísticas que mostram o Brasil com os piores indicadores educacionais do mundo. Muitos culparão os políticos e governantes.

Pois é, temos de nos inteirar e participar das questões educacionais para, de alguma maneira, tentar influenciar o destino do país. De forma geral, só ouvimos falar em educação na época das campanhas políticas. Quase sempre são discursos demagógicos, apenas com intenções eleitoreiras. Passadas as eleições quase ninguém mais fala no assunto.

Você tem uma excelente oportunidade para conhecer e participar das decisões que estão sendo tomadas na tentativa de melhorar o futuro educacional brasileiro. No próximo dia 24 de novembro, às 19h, na sede do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), situada na Rua Tabapuã, 540, na capital paulista, a Academia Paulista de Educação, que presido nesta gestão, promoverá um importante seminário.

Nesse evento será debatido o documento Base Nacional Comum Curricular, um dos mais relevantes projetos para melhorar a educação básica brasileira em todos os níveis. O seminário é coordenado pelo doutor em educação João Gualberto de Carvalho Meneses, membro titular, ex-presidente e diretor da nossa academia.

Ele contará com a presença dos seguintes especialistas:

A palestrante será a professora dra. Guiomar Namo de Mello, diretora da Escola Brasileira de Professores (Ebrap). Os debatedores serão os professores doutores Maria Helena de Castro e Francisco Aparecido Cordão, todos envolvidos no projeto da Base Nacional Comum Curricular e membros titulares da Academia Paulista de Educação.

O evento é gratuito e o local dispõe de estacionamento para os participantes. Será um enorme prazer recebê-lo nesse seminário para que possamos discutir suas propostas e apresentar sugestões para que o projeto seja ainda mais aperfeiçoado. Reserve sua vaga fazendo a inscrição gratuita pelos telefones: 3040-6541 / 6542, ou pelo e-mail: republicas@ciee.org.br

Superdicas da semana

  • Para conhecer mais sobre o documento Base Nacional Comum Curricular, entre neste link
  • A Base Nacional Comum Curricular faz parte do Plano Nacional de Educação
  • Das 20 metas do PNE, quatro tratam da Base Nacional Comum Curricular
  • Não deixe de participar desse momento decisivo para a educação brasileira

Site que ajuda a refletir sobre as questões educacionais www.apedu.org.br