IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar salta 1,05% e fecha a R$ 3,256, após duas quedas seguidas

Do UOL, em São Paulo

29/09/2016 17h06

dólar comercial fechou esta quinta-feira (29) com alta de 1,05%, a R$ 3,256 na venda, após dois dias seguidos de baixa.

Com isso, o dólar acumula alta de 0,26% na semana e ganho de 0,81% no mês. No ano, acumula desvalorização 17,54%. 

Na véspera, a moeda norte-americana havia caído 0,28%.

Mercado externo

Os investidores estavam pessimistas e, por isso, evitavam colocar dinheiro em negócios de maior risco, como são considerados os do Brasil.

A agência de notícias Bloomberg informou que alguns fundos retiraram parte do dinheiro alocado no banco alemão Deutsche Bank, trazendo preocupação para o mercado.

Variação

O dólar oscilou entre leves altas e quedas durante a sessão.

Mais cedo, o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre norte-americano e os pedidos de auxílio-desemprego dos EUA reforçaram as apostas de aumento dos juros na maior economia do mundo, ao virem melhores do que as projeções. 

Juros mais altos lá poderiam atrair para os EUA recursos atualmente investidos em outros países onde os rendimentos são maiores, como é o caso do Brasil.

Também influenciaram notícias consideradas favoráveis para a queda do dólar, como a do leilão de linha (oferta de dólar no mercado à vista) na manhã de sexta-feira (30).

Atuação do BC

O Banco Central brasileiro atuou no mercado de câmbio nesta quinta-feira. Como nas últimas sessões, o BC ofertou 5.000 contratos de swap cambial reverso (equivalentes à compra futura de dólares). Todos foram vendidos.

(Com Reuters)