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Garçom e lavador de pratos compram restaurante brasileiro do patrão nos EUA

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

08/07/2015 06h00

Depois de trabalhar como lavador de pratos e garçom em um restaurante brasileiro nos EUA, Alex Alencar, 36, e Leonardo Charamba, 39, viram o sonho americano virar realidade quando o ex-patrão ofereceu a eles a chance de comprar o negócio. Hoje, eles são donos do restaurante Camila’s, que tem unidades em Miami e em Orlando.

Com 80% de brasileiros entre seus clientes, o Camila’s atrai turistas e moradores que querem matar a saudade de arroz com feijão e de outros pratos típicos da cozinha nacional, como vaca atolada com polenta frita, tutu à mineira, bobó de camarão e feijoada.

A maioria dos funcionários é de brasileiros e o restaurante funciona no esquema de bufê, que custa US$ 14,95 (ou R$ 47,70) por pessoa. Na alta temporada, recebe cerca de 4.000 pessoas por dia e, na baixa, em torno de 1.500. O faturamento e o lucro não foram divulgados.

Charamba foi para os EUA definitivamente em 2003, mas já havia trabalhado no Camila’s como garçom de 1998 a 2000. Alencar teve uma trajetória parecida, trabalhando de garçom por cinco meses em 2002, até retornar em 2005, como lavador de pratos. Os dois logo foram promovidos à gerência, até que, em 2012, foram surpreendidos com a proposta de venda do ex-patrão.

Faturamento cresceu 40% com os novos donos

O valor da venda não é divulgado, mas, segundo Alencar, a dívida foi quitada em um ano com o lucro das duas casas. Dois anos e meio após a compra, eles viram o faturamento aumentar 40%, graças a algumas ações adotadas.

Uma reforma completa, do imóvel aos talheres, trouxe cara nova ao espaço. Além disso, contrataram um representante no Brasil para divulgar o restaurante junto a agências de viagem. “O representante visita agências e participa de feiras de turismo divulgando o restaurante e dando incentivos, como cupons de desconto, para grupos”, diz Alencar.

Além disso, eles anunciam em mídias locais, como rádios e emissoras de TV voltadas ao público brasileiro e hispânico nos EUA. De acordo com Alencar, os imigrantes hispânicos são o segundo maior público do restaurante, depois dos brasileiros.

Local é referência para comunidade brasileira

O Camila’s tem esse nome em homenagem a uma das filhas do fundador, um português que morou muitos anos no Brasil e é casado com uma brasileira. Foi aberto em 1989, em Miami, com apenas cinco mesas e hoje tem capacidade para 250 pessoas. A unidade de Orlando foi inaugurada em 1994 e pode receber até 550 pessoas.

Pela tradição, o restaurante acaba sendo uma referência para a comunidade brasileira na Flórida, segundo Alencar. “A gente brinca que é a embaixada brasileira na Flórida porque muitos brasileiros recorrem a nós quando têm algum problema nos EUA. Pode ser com o hotel, com documentos perdidos ou para pedir a indicação de médicos que atendam em português, por exemplo”, declara.

Crise pode afetar fluxo de brasileiros; é importante ter plano B

Para Marcelo Pontes, chefe do departamento de marketing da ESPM, o restaurante acerta ao se posicionar claramente como um restaurante brasileiro voltado a brasileiros. “A segmentação é importante para manter o foco”, diz.

No entanto, ele afirma que, apesar de estarem longe do Brasil, os sócios devem acompanhar os hábitos de consumo e também a economia brasileira, já que o dólar alto e a diminuição do poder de compra podem afetar a ida de brasileiros aos EUA.

Diante disso, é importante ter uma alternativa para o faturamento, segundo Pontes. “O plano B deles pode ser o público hispânico, que já frequenta o restaurante, embora em menor volume, e é atingido pela publicidade local que eles fazem”, declara.

Empreender em outro país envolve questões como o visto de residência. Nos EUA, empresários que aplicam a partir de US$ 500 mil (R$ 1,582 milhão) em locais definidos pelo governo americano ou US$ 1 milhão (R$ 3,17 milhões) em outras regiões podem se candidatar ao programa de vistos EB-5 (imigrante investidor). Além disso, cultura e leis diferentes são desafios enfrentados por quem deseja abrir um negócio no exterior.

Onde encontrar:

Camila's: www.camilasrestaurant.com

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