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Sucesso no YouTube, adolescente vende estoque de 890 produtos em 2 dias

Renata Tavares

Colaboração para o UOL

18/01/2016 06h00

Com uma câmera, um microfone, um computador e um programa de edição, Thiago Elias, 16, ou Calango, como é conhecido na internet, grava vídeos sobre games e relacionamentos de dentro do seu quarto, em Uberlândia (a 537 quilômetros de Belo Horizonte), e faz sucesso no YouTube.

Ele é um dos Youtubers e empreendedores brasileiros que transformaram o que mais gostam em um trabalho pouco convencional. 

Criado em 2013, seu canal de vídeos reúne mais de 630 mil inscritos e soma mais de 38 milhões de visualizações. A popularidade do adolescente motivou a criação de uma loja virtual, Calango Store, que vende bonés, camisetas, moletons e canecas. Lançada no dia 18 de dezembro, esgotou o estoque de 890 produtos em dois dias.

Começou aos 9 anos

Calango é o personagem criado por Thiago Elias para falar de maneira divertida com adolescentes. “Sempre gostei de gravar vídeos com temas engraçados”, diz. Tudo começou quando ele tinha 9 anos e gravava um diário online, publicado em uma plataforma de vídeoblogue que já não existe mais.

Depois, aos 12 anos, decidiu partir para o YouTube. Foi quando deu vida ao Calango, criou o logotipo da página, definiu como seria o mascote e começou a postar na internet os vídeos sobre videogames com edições e comentários. Tudo --produção, roteiro ou o improviso e edição-- é feito por ele.

“Aprendi sozinho, buscando vídeos e sites sobre o assunto, mas por diversão, para compartilhar com os amigos. Nunca enxerguei como trabalho ou imaginei que pudesse se tornar um”, afirma.

Ideia da loja foi da mãe

O sucesso na web começou em 2014 e só foi percebido pela mãe, Cláudia Lima, no ano passado, quando o acompanhou em uma participação num evento de games, em São Paulo.

“Eu sabia que ele tinha fãs, mas não sabia a proporção. Era muita gente querendo foto, fazendo fila e gritando. Para mim, foi um susto”, diz a mãe. Foi então que ela teve a ideia de criar uma loja online para vender o tipo de roupa que o filho usa, os personagens que ele cria nos vídeos e objetos com a marca do canal.

“Tudo o que nós compramos para vender em um mês se esgotou em dois dias”, diz a mãe. A loja começou a funcionar no dia 18 de dezembro de 2015 e, no dia 20, todo o estoque de 890 peças se esgotou. Os preços variam de R$ 29,90 (canecas) a R$ 89,90 (moletom). O estoque foi reposto no início de janeiro e, desde então, segundo o adolescente, a loja tem uma média de 10 vendas por dia.

Fatura com anúncios e eventos

O irmão mais velho, de 17 anos, ajuda na parte administrativa (cadastro de clientes, envio das mercadorias e controle financeiro). Eles não divulgam faturamento e lucro. Além da loja, Thiago Elias comercializa publicidade nos vídeos e recebe cachê de participação em eventos para adolescentes. Com isso, afirma faturar cerca de R$ 2.000 por mês.

Cláudia Lima afirma que apoia o filho, mas que a condição para continuar com o canal é que não pare de estudar. “Ele é um adolescente e, embora seja um empreendedor, não o deixo esquecer que a prioridade é a escola”, diz a mãe. O jovem pretende fazer faculdade de cinema e curso de teatro para dirigir e atuar em filmes e séries.

Negócio precisa de planejamento

Para o consultor de novos negócios Roberto Viana, o negócio já tem o item mais difícil para um e-commerce: o público. “Uma loja que não é conhecida começa fazendo anúncios e promoções para ganhar público. No caso dele, já tinha um público grande e qualificado, ou seja, que gosta do conteúdo e disposto a comprar.”

Agora, segundo o consultor, para que o negócio continue dando resultados, é necessário planejar os próximos passos, automatizar processos (de marketing, de vendas e de envio de encomendas) para ganhar eficiência e controlar custos para maximizar resultados.

Onde encontrar:

Calango Store: www.calangostore.net

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