Sucesso no YouTube, adolescente vende estoque de 890 produtos em 2 dias
Com uma câmera, um microfone, um computador e um programa de edição, Thiago Elias, 16, ou Calango, como é conhecido na internet, grava vídeos sobre games e relacionamentos de dentro do seu quarto, em Uberlândia (a 537 quilômetros de Belo Horizonte), e faz sucesso no YouTube.
Ele é um dos Youtubers e empreendedores brasileiros que transformaram o que mais gostam em um trabalho pouco convencional.
Criado em 2013, seu canal de vídeos reúne mais de 630 mil inscritos e soma mais de 38 milhões de visualizações. A popularidade do adolescente motivou a criação de uma loja virtual, Calango Store, que vende bonés, camisetas, moletons e canecas. Lançada no dia 18 de dezembro, esgotou o estoque de 890 produtos em dois dias.
Começou aos 9 anos
Calango é o personagem criado por Thiago Elias para falar de maneira divertida com adolescentes. “Sempre gostei de gravar vídeos com temas engraçados”, diz. Tudo começou quando ele tinha 9 anos e gravava um diário online, publicado em uma plataforma de vídeoblogue que já não existe mais.
Depois, aos 12 anos, decidiu partir para o YouTube. Foi quando deu vida ao Calango, criou o logotipo da página, definiu como seria o mascote e começou a postar na internet os vídeos sobre videogames com edições e comentários. Tudo --produção, roteiro ou o improviso e edição-- é feito por ele.
“Aprendi sozinho, buscando vídeos e sites sobre o assunto, mas por diversão, para compartilhar com os amigos. Nunca enxerguei como trabalho ou imaginei que pudesse se tornar um”, afirma.
Ideia da loja foi da mãe
O sucesso na web começou em 2014 e só foi percebido pela mãe, Cláudia Lima, no ano passado, quando o acompanhou em uma participação num evento de games, em São Paulo.
“Eu sabia que ele tinha fãs, mas não sabia a proporção. Era muita gente querendo foto, fazendo fila e gritando. Para mim, foi um susto”, diz a mãe. Foi então que ela teve a ideia de criar uma loja online para vender o tipo de roupa que o filho usa, os personagens que ele cria nos vídeos e objetos com a marca do canal.
“Tudo o que nós compramos para vender em um mês se esgotou em dois dias”, diz a mãe. A loja começou a funcionar no dia 18 de dezembro de 2015 e, no dia 20, todo o estoque de 890 peças se esgotou. Os preços variam de R$ 29,90 (canecas) a R$ 89,90 (moletom). O estoque foi reposto no início de janeiro e, desde então, segundo o adolescente, a loja tem uma média de 10 vendas por dia.
Fatura com anúncios e eventos
O irmão mais velho, de 17 anos, ajuda na parte administrativa (cadastro de clientes, envio das mercadorias e controle financeiro). Eles não divulgam faturamento e lucro. Além da loja, Thiago Elias comercializa publicidade nos vídeos e recebe cachê de participação em eventos para adolescentes. Com isso, afirma faturar cerca de R$ 2.000 por mês.
Cláudia Lima afirma que apoia o filho, mas que a condição para continuar com o canal é que não pare de estudar. “Ele é um adolescente e, embora seja um empreendedor, não o deixo esquecer que a prioridade é a escola”, diz a mãe. O jovem pretende fazer faculdade de cinema e curso de teatro para dirigir e atuar em filmes e séries.
Negócio precisa de planejamento
Para o consultor de novos negócios Roberto Viana, o negócio já tem o item mais difícil para um e-commerce: o público. “Uma loja que não é conhecida começa fazendo anúncios e promoções para ganhar público. No caso dele, já tinha um público grande e qualificado, ou seja, que gosta do conteúdo e disposto a comprar.”
Agora, segundo o consultor, para que o negócio continue dando resultados, é necessário planejar os próximos passos, automatizar processos (de marketing, de vendas e de envio de encomendas) para ganhar eficiência e controlar custos para maximizar resultados.
Onde encontrar:
Calango Store: www.calangostore.net
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.