IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

Educação financeira infantil: conta bancária para criança é o novo cofrinho

A mesada é uma ferramenta para inserir na criança conceitos básicos de como lidar com o dinheiro - Getty Images
A mesada é uma ferramenta para inserir na criança conceitos básicos de como lidar com o dinheiro Imagem: Getty Images

Felipe Cozer

11/02/2022 04h00

É possível ensinar a importância de administrar o dinheiro ainda na infância —colaborando, assim, para o desenvolvimento de pessoas mais organizadas e comprometidas com a saúde financeira no futuro.

A grande maioria da população brasileira tem o primeiro contato com o tema somente na fase adulta e por necessidade. Isso dificulta o processo de aprendizagem e reforça o efeito hereditário de não abordar o tema na infância, fazendo com que falar de dinheiro seja um tabu.

Para mudar a realidade do Brasil, é necessário que o tema "dinheiro" seja abordado dentro de casa, com as crianças. A atitude reforça a ação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2020, que tornou obrigatório o ensino de educação financeira nas escolas.

Como abordar o tema "dinheiro" de uma forma leve

Uma ferramenta interessante para inserir conceitos básicos de como lidar com o dinheiro no cotidiano das crianças é a boa e velha mesada. Oferecer uma quantia fixa aos pequenos, todo mês, pode ensiná-los a importância de poupar e de administrar o dinheiro.

Cofrinho 2.0

Considerado um modo prático para ensinar as crianças sobre a gestão do dinheiro, o cofrinho é uma ferramenta muito utilizada no Brasil. Porém, com a constante integração do setor financeiro ao mundo da tecnologia, a relação com as moedas e notas físicas está cada vez mais distante da realidade das crianças.

Atualmente, o dinheiro que fica armazenado dentro do cofrinho pode ser substituído por contas digitais específicas para crianças, sem causar qualquer ônus no processo de aprendizagem e tendo muita segurança.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado