Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Jovens são 50% de novos investidores na Bolsa; o que leva a esse interesse?

O número de investidores na Bolsa de Valores é cada vez mais alto: em janeiro de 2022 a B3 atingiu cinco milhões de contas de pessoas físicas. Outro dado que chama a atenção é que a idade média dos ingressantes vem diminuindo. Os jovens na faixa de 25 a 39 anos já correspondem a 50% dos novos investidores.
Mas por que jovens estão cada vez mais motivados a entrar na Bolsa de Valores? Leia abaixo a análise completa sobre o tema.
Aumento de investidores na B3
Os cinco milhões de CPFs na Bolsa de Valores refletem o crescente interesse do brasileiro em descobrir novos produtos e diversificar a carteira de investimentos. Segundo dados divulgados no último relatório da B3, mesmo com os sucessivos aumentos da taxa Selic os investidores estão mantendo suas posições em renda variável.
"O mercado de capitais passou a fazer parte da poupança do brasileiro. Conforme a pessoa física vai conhecendo o mercado e entendendo como ele pode ajudar a atingir um de seus objetivos, ele se sente mais confiante para continuar realizando investimentos e de forma mais diversificada" afirma Felipe Paiva, diretor de relacionamento com clientes e pessoa física da B3, segundo nota no site da Bolsa de Valores.
O interesse dos jovens
O número crescente de pessoas mais novas na B3 acompanha também a alta de influenciadores digitais nas redes sociais, disseminando conteúdo sobre educação financeira e investimentos —o que populariza o acesso à informação.
Abordar o tema com simplicidade e compartilhar suas próprias experiências com os seguidores contribui para quebrar o forte tabu de que investir em renda variável, como em ações na Bolsa, é muito difícil e só para quem tem muito dinheiro.
Com mais acesso à informação, os jovens estão percebendo a importância de investir o quanto antes e cuidar melhor da vida financeira.
Mas a popularização dos investimentos em renda variável acende uma luz de atenção quanto ao risco da ilusão de ganhos fáceis rapidamente. Entender os riscos envolvidos nesses investimentos, como no mercado acionário, é essencial para o investidor iniciante não perder dinheiro. Afinal, é uma característica dos produtos de renda variável a forte variação do preço, principalmente no curto prazo.
Vale destacar ainda, aos jovens investidores, a importância de ter objetivos bem definidos para o dinheiro investido, e aplicar em renda variável a parte da carteira que será usada no longo prazo --e sempre ter uma reserva de emergência.
As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso