IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

Perfil de investidor: o que é e sua importância para investir com segurança

Você tem perfil de investidor conservador, moderado ou arrojado? Conheça o seu antes de investir - Getty Images
Você tem perfil de investidor conservador, moderado ou arrojado? Conheça o seu antes de investir Imagem: Getty Images

Luciane Almeida

23/02/2022 04h00

O perfil do investidor, também conhecido como suitability, é um teste que classifica o investidor em alguns perfis de tolerância a riscos.

O objetivo é identificar quanto a pessoa suporta de perdas, nos momentos de volatilidade (sobe e desce) do mercado, e o quanto está disposta a assumir de risco para ter uma rentabilidade maior.

Por isso, identificar o seu perfil de investidor é o primeiro passo e uma etapa obrigatória para encontrar as melhores alternativas para o seu dinheiro —e evitar opções que não são adequadas para seu momento de vida.

Como descobrir o seu perfil de investidor?

Para descobrir o seu perfil de investidor (ou perfil de risco) é simples. Basta responder a um questionário disponível no banco ou corretora que oferecem os produtos de investimento que você deseja. Ao final, você terá a resposta de qual perfil combina com você.

As perguntas do suitability são relacionadas aos objetivos, prazo para o investimento e conhecimento sobre o mercado financeiro.

Veja aqui o teste de perfil do investidor do UOL e descubra o seu.

Quais os tipos de perfil de investidor?

Há três classificações principais do perfil de investidor: conservador, moderado e arrojado (ou agressivo). Porém, algumas instituições podem variam essa classificação.

Conheça as características de cada perfil:

Conservador

O investidor conservador é aquele que prefere ganhar um pouquinho todo mês e não abre mão da segurança. Prioriza a preservação do dinheiro acima de tudo, busca por investimentos de baixo risco, com retorno a longo prazo e liberdade de resgatar a qualquer hora.

Moderado

O investidor moderado busca retornos maiores e está disposto a assumir algum risco. Aplica parte dos recursos em investimentos com grau de risco médio, entendendo que os retornos financeiros vêm a médio e longo prazo. A outra parte é aplicada em investimentos conservadores, garantindo liquidez para um resgate rápido e boa diversificação.

Arrojado

O investidor arrojado é também chamado de agressivo e está disposto a correr mais risco para tentar um rendimento maior, mesmo que um mês ou outro não tenha ganho. Ele aguenta bem o sobe e desce do mercado.

Quem se encaixa nesse perfil entende que não precisará do dinheiro aplicado imediatamente e, assim, acredita que a longo prazo as movimentações trarão resultados positivos. Costuma montar uma carteira diversificada de investimentos, equilibrando todas as modalidades de aplicações.

Por que é importante saber o seu perfil de risco?

Conhecer e respeitar o seu perfil de risco (ou perfil de investidor) é essencial para escolher produtos mais adequados e não tomar mais risco do que suporta e, portanto, evitar perdas financeiras em momentos de oscilação no mercado.

Seu perfil também pode mudar ao longo da vida. Pode ser hoje um investidor iniciante e conservador, e evoluir para um perfil mais experiente. Isso vai depender muito do seu nível de conhecimento, objetivos para o dinheiro e fases de vida.

Mantenha o seu perfil sempre atualizado!

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado