IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

No Grupo Sabin, elas mandam: mulheres dominam os cargos de liderança

Sabin/Divulgação
Imagem: Sabin/Divulgação
Tatiana Schibuola e Julia Moióli

Do UOL, em São Paulo

26/08/2021 00h37

O Grupo Sabin nasceu há mais de 38 anos no Brasil e, atualmente, possui 323 unidades, espalhadas pelo Distrito Federal e pelos estados de Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Roraima, São Paulo, Tocantins e Santa Catarina.

Exemplo em equidade de gênero

O Grupo Sabin leva a sério a equidade de gênero. Por isso, em 2022, é destaque como a "Mais Incrível em Equidade de Gênero" - além de "Lugar Mais Incrível para Trabalhar" no setor de Serviços de Saúde.

Ao contrário da maioria das empresas brasileiras, as mulheres lideram o quadro de funcionários no Grupo, com 77% das vagas ocupadas por elas. E também reinam nos cargos de chefia: 74% das lideranças são mulheres.

"Aqui, acreditamos que a diversidade nos enriquece e nos fortalece como pessoas, grupo e negócio, e nosso Programa de Diversidade e Inclusão é pautado na empatia, no respeito e no cuidado genuíno, para que todos se sintam livres para serem como são", conta Lídia Abdalla, presidente executiva do Grupo Sabin.

Não à toa, a empresa assinou os 7 Princípios do Empoderamento Feminino da ONU Mulheres e suas fundadoras integram o Grupo Mulheres do Brasil e o Movimento Mulher 360.

Entre as práticas, destacam-se o acompanhamento do percentual de mulheres na equipe para que haja um equilíbrio de gênero de pelo menos 50%, campanhas internas sobre combate à violência doméstica e paternidade responsável, licença-maternidade de 180 dias com auxílio alimentação, monitoramento da remuneração de homens e mulheres, entre outras.

Panorama geral

Seus mais de 6.500 colaboradores atendem aos cerca de 6 milhões de clientes com um portfólio de serviços de análises clínicas, diagnósticos por imagem, vacinação e check-up executivo. Além disso, o Grupo Sabin também investe em empresas com atuação na área de atenção primária à saúde e gestão de saúde.

A gestão do investimento social privado da empresa é realizada por meio do Instituto Sabin, criado em 2005, que atua sob os seguintes eixos estratégicos: promoção da saúde integral e bem-estar, fortalecimento dos ecossistemas de impacto, engajamento social e filantropia.

"Acreditamos na construção de um excelente ambiente de trabalho pautado na humanização com foco na verdade, no cuidado e respeito aos nossos colaboradores, clientes e fornecedores", resume Abdalla.

"Investimos no desenvolvimento integral de todos e preparamos lideranças alinhadas aos nossos valores e programas voltados ao apoio em todos os âmbitos da vida, além de transformar de forma positiva a vida das comunidades onde atuamos."

A presidente completa: "estar entre as empresas incríveis para trabalhar valida que estamos no caminho certo, reforçando nossos valores e práticas e refinando continuamente nossos programas e ações em prol da melhor entrega para nossas pessoas."

Quer ver sua empresa entre as vencedoras do LIPT 2024? As inscrições estarão abertas no site FIA Employee Experience - FEEx em outubro de 2023.

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (LIPT) é uma iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA) que destaca as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os colaboradores a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx). O levantamento mede o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH.