Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Lucro da Raia Drogasil sobe 30%, mas ações caem no ano; vale investir?
Esta é parte da newsletter A Companhia, que analisa se é o momento ou não de comprar ações da Raia Drogasil e traz os pontos positivos e negativos da empresa. Na newsletter completa, apenas para assinantes, veja perspectivas da empresa, para qual perfil de investidor é indicada, se ela está barata e quais os valores de compra e venda recomendados. Quer receber a edição completa no seu email na semana que vem? Clique aqui.
O destaque da semana na newsletter A Companhia é a Raia Drogasil, selecionada por Pedro Serra, chefe de pesquisas da Ativa Investimentos. Entre as vantagens da empresa, ele chama atenção para a expansão dos negócios digitais, que atingiram participação de 11,8% das vendas líquidas totais do terceiro trimestre.
O grupo também entrega fortes números de abertura de lojas físicas, com meta de 1.040 unidades no período de quatro anos, entre 2022 e 2025, afirma o analista.
Ele lembra ainda que a Raia Drogasil possui atualmente 15% do mercado, participação que vem crescendo a cada trimestre.
A companhia divulgou um lucro líquido consolidado de R$ 225,4 milhões no terceiro trimestre deste ano, uma alta de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.
Após queda de 2% no ano passado, as ações da Raia Drogasil (RADL3) acumulam baixa de 3,5% em 2022, até 24 de novembro, de acordo com informações do TradeMap, hub independente do mercado financeiro.
Saiba mais sobre a Raia Drogasil
O grupo foi criado no fim de 2011, a partir da fusão entre as redes Droga Raia e Drogasil. Juntas, reúnem mais de 200 anos de história.
Atualmente, trata-se da maior varejista farmacêutica do país, presente em todos os estados brasileiros, com um total de 2.500 lojas.
Segundo a empresa, suas marcas alcançam mais de 42 milhões de pessoas por ano.
Por que as ações da Raia Drogasil são uma oportunidade para investir?
Serra destaca que a empresa vem entregando resultados dentro do esperado e com boa qualidade de expansão dos negócios
Ele diz gostar das metas divulgadas e da gestão de custos da empresa.
Em outubro, a companhia ajustou de 240 para 260 a estimativa de abertura anual de lojas para o período de 2023 a 2025. Com a projeção de 260 novas unidades em 2022, o total alcança 1.040 no intervalo de quatro anos.
"Outro ponto interessante sinalizado pela gestão é que o fechamento de diversas lojas ocorreu por uma mudança no portfólio, visto que algumas unidades mais antigas não estavam adequadas aos novos requisitos do grupo, o que demonstra uma preocupação com o padrão", comenta o especialista.
Serra identifica também a Raia Drogasil como uma empresa bem posicionada em um mercado que busca hábitos mais saudáveis, em meio a um maior envelhecimento da população.
Pontos a favor
- Expansão digital crescente e estratégia de marketplace --que reúne produtos de diferentes lojistas
- Forte expansão de lojas físicas
- Visão de se tornar uma plataforma de saúde completa, atuando não só no tratamento de doenças, mas também na prevenção
Pontos contra
- Setor altamente competitivo;
- Risco de não cumprir a meta de abertura de lojas.
****
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.