IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

A Companhia

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ações da Randon são aposta para investir em bens de capital; veja análise

Reprodução/YouTube/Empresas Randon
Imagem: Reprodução/YouTube/Empresas Randon

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/11/2022 09h00

Esta é parte da newsletter A Companhia, que analisa se é o momento ou não de comprar ações da Randon e traz os pontos positivos e negativos da empresa. Na newsletter completa, apenas para assinantes, veja perspectivas da empresa, para qual perfil de investidor é indicada, se ela está barata e quais os valores de compra e venda recomendados. Quer receber a edição completa no seu email na semana que vem? Clique aqui.

O destaque da semana na newsletter A Companhia é a Randon, que produz soluções em equipamentos, sistemas automotivos e serviços para o transporte, escolhida por Renato Cesar Chanes, analista da Ágora Investimentos.

O especialista lembra que, além de atuar no setor de implementos rodoviários, o grupo tem empresas que integram a cadeia automobilística e outros segmentos, como uma administradora de consórcios e um banco.

No terceiro trimestre, a Randon obteve lucro líquido de R$ 147,7 milhões, com queda de 49% frente a igual período de 2021.

Após recuarem 29% em 2021, as ações preferenciais da Randon (RAPT4) registram perda de 8,3% neste ano, até 10 de novembro, conforme informações do TradeMap, hub independente do mercado financeiro.

Saiba mais sobre a Randon

Criado há mais de 70 anos, o Grupo Randon é o maior fabricante de reboques e semirreboques da América Latina.

A partir da sede em Caxias do Sul (RS) e de unidades espalhadas pelo Brasil e no exterior, produz ainda carrocerias e vagões ferroviários, além de oferecer soluções em equipamentos, sistemas automotivos e serviços para o transporte.

Com vendas para mais de 70 países, é a principal exportadora brasileira do segmento de implementos.

Por que as ações da Randon são uma oportunidade para investir?

De acordo com Chanes, a escolha da empresa considera um cenário em que a Randon mantém sua participação de 30% a 40% no mercado nacional de implementos e se beneficia da recuperação das vendas de vagões - em razão de novos investimentos ferroviários e da previsão de uma nova safra recorde.

O especialista destaca também o efeito limitado de pré-compra dos produtos da empresa visto ao longo deste ano. Segundo ele, isso deve resultar em boa demanda em 2023, após a adesão completa da indústria nacional de caminhões ao sistema Euro-6, um conjunto de normas que prevê redução no nível de emissões de poluentes para motores a diesel.

Por fim, acredita que a participação direta da Randon na Nione, uma empresa de nanotecnologia, pode agregar valor ao longo do tempo. Tal companhia desenvolve, produz e comercializa soluções utilizando nanopartículas de nióbio, titânio e outros elementos, para os mais diversos segmentos industriais.

Pontos a favor

  • Novas linhas de crédito para o setor oriundas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social);
  • Renovação da frota nacional de caminhões com a adoção do Euro 6 (padrão de emissão de poluentes);
  • Ganho de valor derivado da Nione, empresa de nanotecnologia do grupo.

Pontos contra

  • Aumento de custos com matéria prima, principalmente aço;
  • Desaceleração mais acentuada da atividade econômica;
  • Acirramento da concorrência - embora a Randon seja líder em participação de mercado e "top of mind" (com maior lembrança de marca entre os consumidores) no segmento.

****

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.