IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Banco digital: vale a pena abandonar totalmente seu banco tradicional?

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

10/12/2020 04h00

Nestes últimos anos estamos vivenciando a proliferação das contas digitais. Elas parecem ser boas demais para ser verdade, né? Você consegue controlar tudo pelo celular, não tem gerente ligando e oferecendo produtos e serviços indesejados e o melhor de tudo: o valor é muito mais em conta.

Cada dia aparece um banco novo trazendo ainda mais vantagens. Porém, a pergunta que não quer calar: será que devo largar de vez minha conta normal de banco e ficar apenas com uma conta digital?

Conta digital

Com as contas digitais dá para fazer praticamente tudo: pagar boleto, fazer TED, sacar dinheiro, receber seu salário e até investir é possível. Outra coisa boa é que a maioria oferece cartão de crédito sem anuidade, o que acaba ajudando muito o seu bolso.

Analisando apenas esses itens, parece tranquilo largar de vez um banco tradicional e migrar 100% para o digital. Porém, tome muito cuidado para não decidir de maneira precipitada.

Por ser digital, o atendimento costuma ser reduzido e totalmente online. Ou seja, se você tiver problemas que precisam ser resolvidos de maneira rápida e ágil, pode ser que você tenha que ficar pendurado no telefone até conseguir falar com alguém. Fique de olho, pois alguns bancos não têm atendimento 24 horas, 7 dias na semana.

Problemas à vista

Já aconteceu de alguns bancos fecharem contas do nada, sem aviso nem motivo algum. Já rolou vazamento de dados, dinheiro sumindo de contas, etc.. Claro que não é com a maioria que isso ocorre, mas é preciso ficar atento e procurar o histórico do banco no qual você quer abrir conta para ver se ele é idôneo.

Outra coisa um pouco chata é que muitos desses bancos só liberam o saque em caixas 24 horas. Nas capitais e grandes cidades isso não é um grande problema, pois você encontra uma quantidade grande desses caixas, claro que em menor número do que de bancos tradicionais, mas não é algo raro. Já em cidades menores e do interior isso já pode ser uma tarefa mais difícil de ser realizada. Pesquise se na sua cidade ou para onde você está pensando em viajar tem esse tipo de caixa eletrônico para não ficar na mão quando precisar de grana.

Melhor opção

Cuidado ao fechar sua conta em banco tradicional e ficar só com o digital. Se você tiver algum problema, corre o risco de ficar na mão por alguns dias. Os atendimentos estão cada vez mais ágeis, porém o risco ainda existe. Eu mesma já fui atendida prontamente, mas também já precisei esperar 10 dias para ter algum retorno.

Leve em consideração manter uma conta em um banco tradicional como uma reserva, utilizando apenas os serviços essenciais, e aí pode usar o seu banco digital como principal. Nos serviços essenciais dos bancos, você não paga nada para manter sua conta e ainda tem alguns serviços já inclusos e de graça.

A tendência é cada vez mais estarmos online e dependermos menos de agências, mas enquanto ainda temos alguns problemas e falhas, mal não faz você ter uma precaução e manter esses dois tipos de conta. Você costuma usar banco físico ou está só no online? Comente aqui embaixo e auxilie mais pessoas a tomarem a melhor decisão.

Descomplique: Como economizar na conta de luz sem muitos esforços

UOL Notícias