PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Descomplique

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Taxa para financiamento imobiliário está baixa; vale a pena comprar agora?

Getty Images/iStockphoto/roberthyrons
Imagem: Getty Images/iStockphoto/roberthyrons
Júlia Mendonça

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

13/04/2021 04h00

Com a taxa de juros no Brasil cada vez menor, caíram também as taxas para financiamento de imóveis. Em algumas instituições é possível financiar um imóvel com juros de 1% ao mês ou até menos.

Dado o contexto de que as taxas de juros para empréstimos e financiamentos no nosso país sempre foram muito altas, encontrar taxas como as atuais pode soar como uma excelente oportunidade para a compra da casa financiada.

Vale a pena um financiamento?

A pergunta é: será que vale a pena mesmo usar o financiamento para realizar esse sonho? Neste texto vou esclarecer quais os perigos e as pegadinhas que você precisa avaliar caso deseje seguir por essa rota.

Nenhuma dívida é boa, porém, dívidas bem planejadas e com juros baixos, usadas para a aquisição de um bem importante como um imóvel, podem ser justificadas.

Tenha um planejamento

O ponto mais importante, neste caso, é o planejamento. Fazer uma dívida de grandes proporções como o financiamento de imóvel pode comprometer seu planejamento financeiro por anos. Por este motivo é importante que você tenha alguns pontos em mente. Não tome a decisão da compra do imóvel se está em um momento de transição na sua vida ou se não tem planos concretos e definidos para o seu futuro.

Então, se você está no começo de carreira, não sabe se vai continuar no seu trabalho atual por muito tempo ou vê a possibilidade de mudança de profissão nos próximos anos, a aquisição de uma casa não é uma boa ideia.

Momento de vida

O mesmo vale para recém-casados. Neste momento de vida, os ganhos do casal ainda são baixos e a família ainda não está totalmente formada. Sempre existe a possibilidade de você desejar ter filhos ou procurar uma nova cidade para se estabelecer.

Antes de realizar o financiamento, livre-se de todas as dívidas que possui atualmente e faça seu planejamento financeiro completo para os próximos anos. Existem diversos impostos e custos associados a uma casa nova que podem levar você para as dívidas imediatamente.

Se joga!

Se você já fez essas reflexões e percebeu que este é um bom momento para um imóvel novo, vale a pena sim aproveitar a oportunidade para financiar. É muito importante já ter um bom valor à vista (recomendo pelo menos 50% do valor do imóvel) e dinheiro sobrando para o pagamento de despesas e impostos associados à transação.

Não tome decisões precipitadas para aproveitar o momento. Pense e repense sobre a opção que mais faz sentido para você no momento e só então prossiga com a compra.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL