Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Os maiores erros de quem quer juntar dinheiro em 2022
Independentemente das suas manias e crendices, eu tenho certeza de uma coisa: você em algum momento já fez uma promessa de virada de ano com a vontade de melhorar suas finanças. Apesar das boas intenções, infelizmente é bastante provável que muita gente desista desse plano longe de ter chegado ao sucesso.
A boa notícia é que as maiores causas de falha dessas promessas são facilmente corrigíveis. Separei os erros mais comuns de quem deseja cuidar melhor do dinheiro e como evitá-los.
Expectativas altas demais
Se você nunca conseguiu guardar dinheiro, não pode esperar que esta seja uma tarefa fácil na primeira vez que tentar. Seja paciente no início, estabeleça objetivos relativamente tranquilos de serem cumpridos, como poupar 1% do seu salário.
Não existe a necessidade de querer alcançar números grandes desde o começo. Cuidar do dinheiro deve ser uma tarefa que você deve levar por anos, por isso não se preocupe com os primeiros resultados. Quanto mais praticar, mais fácil vai ficar com o tempo.
Sem apoio das pessoas ao redor
Uma andorinha só não faz verão e muito menos consegue cuidar do dinheiro. Dentro da sua casa seja o líder da sua família e guie as pessoas próximas a embarcar nessa jornada junto de você.
É importante que não existam cobranças exageradas e que essa tarefa tenha uma recompensa no final, como uma viagem para comemorar o valor poupado no final do ano. Tudo fica muito mais fácil quando mais de uma pessoa está empenhada em alcançar uma meta e não lutando contra as outras para fazer isso acontecer.
Esquecer outras obrigações
Se você tem dívidas, deve dinheiro a outras pessoas ou tem pendências com impostos, é muito importante que essa seja a sua prioridade antes de começar a juntar e investir dinheiro. Todas essas obrigações geram juros que aos poucos vão descapitalizando e atrasam seu progresso nas finanças.
Sair desse buraco deve ser a prioridade antes de pensar em guardar dinheiro para você. A vida fica muito mais tranquila sem dívidas. Como já disse anteriormente, cuidar do dinheiro deve ser algo para levar para a vida inteira. Se precisar passar alguns meses focando somente nas dívidas, não se preocupe, pois logo terá grana para realizar seus objetivos de forma mais fácil.
Falta de planejamento
Planejar as finanças nem sempre é uma tarefa prazerosa. São poucas as pessoas que têm paciência para se dedicar a planilhas ou ficar anotando gastos. Se esse é o seu caso, é importante saber que se quer mesmo ter resultado com seu dinheiro vai precisar em algum momento planejar suas despesas e seus ganhos.
Tentar economizar sem planejar é como fazer uma viagem sem GPS ou mapa a um lugar que você desconhece. Pode até acontecer de chegar ao seu destino, porém vai gastar muito mais tempo, energia e dinheiro do que se seguisse o plano. Aqui no blog Descomplique existem vários artigos detalhando o planejamento financeiro de maneira fácil.
O mais importante é, mesmo que não dê certo na primeira tentativa, que você continue a tentar. A cada tentativa você aprende um pouco mais sobre o que funciona e o que não funciona para o seu dinheiro. A persistência vale a pena no longo prazo!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.