IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como a Taxa Selic afeta a sua vida e você pode se beneficiar disso

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

18/02/2022 04h00

Nossa Taxa Selic recentemente subiu novamente. A cada 45 dias, o Copom (Comitê de Política Monetária) se reúne e decide se a taxa vai se manter, subir ou descer. Dessa vez ela subiu 1,5 ponto percentual, saindo do patamar de 9,25% para 10,75% ao ano.

Com a Taxa Selic em alta, você sabe o que fica mais interessante para investir e quais investimentos e produtos não são tão legais assim para fazer nesse momento? Não se preocupe, pois hoje você vai aprender como cuidar melhor do seu dinheiro e ganhar mais.

CDB, LCI e LCA

Esses investimentos, na maioria dos casos, costumam ser atrelados ao CDI, que é uma taxa atrelada à Taxa Selic. Para você entender em poucas palavras e para nunca mais esquecer o que é e como calcular o CDI, lembre-se sempre desta expressão: "primo invejoso da Selic". Essa é uma brincadeira que eu gosto de fazer.

Isso porque o CDI gosta de seguir a Selic, porém nunca consegue ser igual ou passá-la e acaba sempre ficando abaixo dela. Então, se a Selic está em 10.75% ao ano, o CDI vai acompanha-la, mas ficará abaixo em 10.65%. Se a Selic mudar e for, por exemplo, para 5% ao ano, o CDI vai seguir essa mudança, mas ficará abaixo também, em 4.9% ao ano. Por isso do nome de "primo invejoso", pois gostaria de ser, mas não consegue.

Cuidado com a inflação

Como esses investimentos seguem o CDI e consequentemente seguem a taxa Selic, agora, com a taxa mais alta, fica mais interessante investir neles e ganhar um pouco mais. Desde julho de 2020, a inflação acumulada nos últimos 12 meses estava mais alta que a taxa Selic, fazendo com que os investimentos de renda fixa não fossem mais atrativos e o rendimento líquido da Selic ficasse no negativo até fevereiro de 2022.

Com este novo cenário, a renda fixa fica interessante novamente e os rendimentos voltam a ficar interessantes. Os investimentos de liquidez diária costumam render a taxa Selic ou 100% do CDI. Já os ativos que têm um prazo um pouco maior costumam render mais, podendo chegar a 120-150% do CDI ao ano. Se você não tem prazo para pedir o resgate do seu valor investido, então vale muito a pena procurar um CDB, uma LCI ou LCA que pague mais.

Empréstimos e financiamentos

Como nem tudo são flores, existem algumas coisas que acabam ficando prejudicadas com a taxa Selic em alta. Como a Selic é a taxa de juros básico do Brasil, é uma referência de quanto o valor do dinheiro irá custar. Então, pegar dinheiro emprestado fica mais caro. Isso porque quem oferece empréstimos e financiamentos são instituições financeiras e, dessa forma, todo o custo de operação fica maior, encarecendo também o dinheiro que você pretende pegar emprestado.

Se você estava querendo financiar uma casa ou um veículo, pegar um empréstimo para uma viagem ou trocar seu celular, talvez seja melhor se planejar mais e esperar um pouco para isso. O ideal é ir em busca do que está dando mais dinheiro no momento, que são os investimentos de renda fixa, e não procurar aquilo que vai pesar mais no seu bolso.

Bolsa de Valores

Outra coisa que acaba sofrendo mais com a taxa de juros básica mais alta são os investimentos de renda variável, como ações e fundos imobiliários. A explicação é a mesma dos empréstimos e financiamentos mais altos: o custo do dinheiro.

Investimentos

Temos que lembrar que quando falamos de bolsa de valores, falamos de empresas com profissionais, serviços, produtos e lucro. Se o custo do dinheiro fica mais caro para você, pessoa física, para as empresas também fica, e dessa forma expansões, desenvolvimentos, compras de materiais e fabricação acabam encarecendo e sofrendo as consequências também.

Se você já investe e gosta de renda variável, esta é uma ótima hora para comprar mais ações e fundos imobiliários, pois estão baixas e assim você pode comprar excelentes investimentos com um valor mais em conta. O importante é entender o impacto que a taxa Selic tem na renda fica e variável, ou seja, no custo do dinheiro, para você e conseguir surfar essa onda com ganhos bem interessantes.