PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Descomplique

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como aumentar o lucro do seu negócio com ações simples

Conteúdo exclusivo para assinantes
Júlia Mendonça

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

11/02/2022 04h00

Ter o próprio negócio é o sonho de muita gente. Infelizmente são poucas as pessoas que conseguem concretizar esse sonho e mesmo quando conseguem descobrem que os desafios são enormes.

Uma das grandes batalhas do dia a dia do empreendedor é aumentar o lucro do negócio sem precisar sacrificar outros setores da empresa. Separei algumas ações que você pode tomar hoje mesmo no seu negócio para aumentar seus lucros nos próximos meses.

Menos é mais

Nos negócios, menos pode ser mais. Quando os produtos e serviços que você oferece atingem um público muito generalizado, normalmente as margens do negócio são muito baixas e a concorrência é alta.

Quando você foca em um nicho específico, a chance de aumentar sua demanda e seu lucro é maior. Vou dar um exemplo: tenho um cachorro da raça spitz alemão. O pelo dele requer vários cuidados de manutenção, como a escova correta após o banho e o corte dos pelos, que deve ser cuidadoso. Caso isso não seja realizado de forma correta, o cachorro pode perder os pelos e eles não crescem mais.

Se o seu pet shop se especializa em tratar os pelos dessa raça, você pode anunciar isso aos criadores e tutores de spitz alemão. Com isso, além de atender aos cachorros do seu bairro, a partir de agora virão spitz do outro lado da cidade à procura do seu serviço e pagarão a mais por banho e tosa só porque você é especialista nesse nicho.

Pesquise entre seus clientes as necessidades especiais que eles têm e aos quais o mercado não esteja atendendo. Comece aos poucos para testar a receptividade e amplie com o passar do tempo.

Impacte

Seguindo a mesma linha da ideia anterior, vale a pena criar uma marca que gere conexão com seu público. Por exemplo, várias mulheres negras criaram marcas que expõem essa identidade e outras mulheres que se identificam com a marca dão preferência para comprar produtos dessa empresa.

Essa conexão pode ser criada de várias formas, desde posições políticas até preferências musicais e condições sociais. Muito cuidado com extremismos, pois nesse caso seus posicionamentos podem ter efeito contrário e matar o seu negócio.

Fidelize

A parte mais difícil de um negócio é atrair os clientes. Por isso, é necessário se esforçar para que a partir do momento em que uma pessoa compra com você, que ela compre novamente. Procure investir em formas de fidelização, com cartões de desconto progressivo, cashbacks e mimos em datas especiais.

Fique sempre atento aos seus concorrentes e às novidades que eles estão implementando. Criar um negócio lucrativo não é tarefa fácil, mas o esforço empreendido compensa ao longo dos anos.