IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Investimentos seguros para você fazer em época de guerra

Getty Images
Imagem: Getty Images

28/02/2022 04h00

O conflito Rússia × Ucrânia trouxe muitas indecisões e perguntas para a vida dos brasileiros, principalmente em relação aos impactos financeiros que a guerra pode ter no nosso bolso.

Apesar de toda a tensão estar acontecendo a dezenas de milhares de quilômetros do Brasil, infelizmente as consequências da guerra vão interferir em finanças e investimentos. É bem provável que teremos aumento da inflação, aumento do dólar e muita volatilidade na bolsa de valores.

Se isso tudo assusta você, é importante saber que existem formas mais tranquilas de aplicar seu dinheiro e proteger seu patrimônio em momentos como o que estamos vivendo. Separei alguns investimentos mais seguros em tempos de guerra.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é o investimento mais conservador do Brasil, além de ser um dos mais seguros. Ele faz parte do grupo de investimentos emitidos pelo governo federal chamado de Tesouro Direto.

Nesse investimento você pode sacar o seu dinheiro a qualquer momento com baixíssima chance de prejuízo. Ele funciona muito bem para objetivos de curto prazo e principalmente para deixar seu dinheiro seguro para emergências. Ou seja, se você precisar de dinheiro para pagar por um imprevisto, o Tesouro Selic pode te salvar.

Investimentos em dólar

Em momentos de tensão, é natural que os investidores estrangeiros tirem o dinheiro investido em países em desenvolvimento como o Brasil e busquem opções mais seguras. Isso faz com que o preço do dólar suba e traga diversas consequências para a nossa economia, como a alta da inflação.

Uma das formas de proteger o valor do nosso patrimônio é buscar investimentos em dólar. Hoje é possível investir na bolsa norte-americana de forma muito fácil. Existem corretoras especializadas em ajudar investidores brasileiros a buscar esses mercados estrangeiros.

Outra opção é investir em ativos na bolsa brasileira que sofrem influência direta do dólar. O mais conhecido desses investimentos é o ETF IVVB11. Nessa aplicação seu dinheiro rende conforme o índice S&P 500, que mede a valorização das 500 ações mais negociadas das bolsas dos Estados Unidos além de seguir o preço do dólar.

É importante saber que esses investimentos têm mais riscos por se tratarem de renda variável e em momentos de instabilidade econômica é possível que você tenha prejuízo com eles no curto prazo.

Reserva de valor

Por último temos a opção de formar uma reserva de valor. Nessa classe de investimentos buscamos investir diretamente em ativos que se valorizam em momentos de crise e servem como moedas de troca.

Dólar, Euro, Bitcoin, ouro e prata são exemplos de ativos que podem servir como refúgio para seu patrimônio em tempos de guerra. Ao usá-los é possível blindar seu dinheiro em Real da desvalorização e até mesmo podem servir como salvação em caso de um plano de fuga para outros países.

É muito mais fácil utilizar essas moedas para comprar coisas em outros países do que o Real brasileiro. Além disso, é possível que alguns desses ativos valorizem conforme os rumos do conflito.

O mais importante neste momento é ter calma e entender que os impactos econômicos podem acontecer dependendo do tempo de duração do conflito e quanto mais se prevenir para isso, melhor.