PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Econoweek

Descubra como consegui transformar 2020 em um ótimo ano

Conteúdo exclusivo para assinantes
César Esperandio

César Esperandio

César Esperandio é economista com ênfase em planejamento financeiro, com larga experiência no mercado financeiro. Já atuou em setores macroeconômicos de bancos e consultorias, além de ter passado por empresa de pesquisas de mercado. Hoje se dedica exclusivamente ao Econoweek, com foco em investimentos.

15/01/2021 04h00

2020 foi um dos anos mais difíceis para o brasileiro (na verdade, para todo o resto do mundo). Mesmo assim, houve quem estava mais preparado com seu colchão de segurança e soube aproveitar as oportunidades que surgiram.

No último artigo que escrevi por aqui mostrei os quatro sinais de quem é bem-sucedido. Propus uma reflexão que deve ser feita às vezes para olharmos para nós mesmos no passado e percebermos o tanto que evoluímos e tudo o que conquistamos (a gente tende a não perceber). Com isso, olhei para 2020 e, para a minha surpresa, foi um ano incrível.

Agora, vou mostrar quais foram os motivos que fizeram de 2020 um dos melhores anos da minha vida e o que eu fiz para conseguir tamanho resultado.

Por que 2020 foi ótimo?

Resumidamente, eu consegui ter um aumento de salário, voltei a construir minha reserva de emergência (que já estava bem magrinha em 2019), me mudei para uma casa maior, a minha empresa faturou quase R$ 500 mil no ano e o canal do Econoweek no YouTube dobrou de tamanho atingindo 80 mil seguidores.

Mas como tudo isso foi possível em um ano tão difícil?

1. Economizei

Pessoalmente, eu (César Esperandio) me mudei de um apartamento de 40m² para outro de 180m² dividido com dois amigos. E economizei quase R$ 1.000 de aluguel, fora outras contas.

Essa economia já seria o suficiente para ter feito eu voltar a construir minha reserva de emergência. Mas, não bastasse, também consegui ganhar mais, aumentando o meu salário.

2. Salário maior e empresa lucrando

Nem todos sabem, mas o Econoweek é uma empresa. Em 2020, por força das circunstâncias, tivemos que enxugar os gastos por lá e implementar uma série de medidas, como reuniões mais frequentes e tomadas de decisões mais rápidas.

O resultado é que conseguimos melhorar nossos serviços, conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

Dessa maneira, faturamos quase meio milhão de reais em 2020, sendo que 2019 havia sido um ano deficitário. Com esse resultado positivo, eu também pude retirar da renda do Econoweek uma fatia maior para mim.

3. Investi mais

Com tantos bons resultados (apesar de ter trabalhado o triplo do normal em 2020), eu pude fazer alguns investimentos que já queria fazer há muito tempo, como mostrei no vídeo acima.

Além de voltar a construir minha reserva de segurança, eu pude fazer alguns investimentos que eu vinha namorando há algum tempo, como fundos imobiliários, fundos, títulos alternativos, entre outros.

Onde investir?

Por isso, vou contar onde encontrar alguns investimentos, mesmo que você seja um investidor iniciante ou mais experiente.

  • A corretora Toro dispõe de uma maneira de investir em ações sem precisar do home broker, que muitas vezes é um "complicômetro" para quem ainda não está habituado com a Bolsa, além de não cobrar taxa de corretagem na compra e venda de ações;
  • Há investimentos de renda fixa alternativos, tais como os CCBs da MatchMoney, com selo de segurança da ABFintechs e rendimentos que chegar a ser seis vezes maiores que o Tesouro Selic;
  • Quer encontrar os títulos de renda fixa com os melhores retornos? O App Renda Fixa é um aplicativo que mostra todas as opções de investimentos, disponíveis em todas as corretoras, depois que você informar quanto quer investir e por quanto tempo;
  • Para o seguro de vida, é importante conversar com um corretor para ele entender o que você deseja proteger e lhe ajudar com simulações. Um exemplo de seguradora é a MetLife.

Você também está esperando um 2021 melhor que o ano passado? Conte nos comentários ou fale com a gente pelo nosso canal do YouTube e Instagram.

PUBLICIDADE