IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Econoweek

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Conheça os 8 melhores apps de organização financeira para 2022

César Esperandio

24/12/2021 04h00

Está acabando mais um ano, ou iniciando mais um ciclo, e provavelmente a promessa de começar a anotar os gastos ainda não foi colocada em prática, acertei? Hoje, vamos mostrar os oito melhores aplicativos de organização financeira para 2022 que você não pode deixar de conferir!

1. GuiaBolso

GuiaBolso é um aplicativo que ficou famoso por anotar seus gastos automaticamente.

Funciona assim: você vincula seu cartão de crédito ou sua conta do banco ao aplicativo e ele reconhece cada gasto que você faz.

Na primeira vez que você comprar no McDonald's, por exemplo, ele vai perguntar: "Isso é um restaurante?". Depois, toda vez que gastar na mesma loja, o GuiaBolso vai lançar esse gasto em "restaurante" para você.

Dessa maneira, fica fácil saber como está gastando e também quanto está ganhando.

De bônus, ainda dá para consultar seu Score SCPC Boa Vista e ver se está tudo OK com seu CPF.

Ponto contra: não são todos os bancos e cartões que permitem automatizar a anotação dos gastos, pois estão com foco em oferecer empréstimo pessoal, então cuidado para não cair em tentação e fazer o seu controle financeiro se transformar num descontrole.

Sempre damos dicas de inteligência financeira para os seguidores do Econoweek no YouTube e Instagram. Confira!

2. Mobills

Mobills é outro aplicativo que tem a mesma ideia de anotar e categorizar seus gastos.

Ele não tem sincronização automática com todos os bancos e cartões, mas também dá para você anotar seus gastos manualmente.

No fim do mês, você terá um relatório automático mostrando como encerrou o mês, onde mais gastou e por aí vai.

Eles têm acesso gratuito, mas vão ficar te oferecendo uma assinatura mensal ou anual com muito mais recursos o tempo todo. Você decide se quer assinar ou não.

3. Olivia

Além de itens normais típicos de aplicativos de organização financeira, o Olivia conta com um diferencial muito interessante: um robô de inteligência artificial que começa a entender seus gastos para te dar dicas de economia e até mostrar lugares onde tem por um preço mais baixo aquele negócio que você sempre compra, te ajudando a economizar.

É 100% gratuito, sem chamadas de assinaturas para destravar outras funcionalidades.

4. Minhas Economias

Esse é um dos aplicativos de controle financeiro com o visual mais "clean" dessa lista.

Você consegue anotar seus gastos, suas despesas, fazer a previsão de próximos gastos e assim por diante.

Ele já monta uns gráficos automaticamente para você acompanhar a evolução das suas finanças e pode estabelecer algumas metas para o seu dinheiro, como "fazer uma viagem", "comprar um carro" ou até uma casa. E ele vai mostrando sua evolução para atingir cada metade e quando ainda falta para juntar o dinheiro que você quer.

Além disso, dá para você consultar as mesmas informações pelo seu computador ou pelo celular.

5. Organizze

Esse app é bastante elogiado por ter uma interface simples e intuitiva, e apesar de ter interações com bancos por meio de notificações de SMS de aviso de gastos, aparentemente o pessoal não consegue usar isso direito.

O jeito é anotar todos os gastos manualmente, mas essa não é exatamente uma desvantagem, já que os outros apps que contam com essa automação também não oferecem suporte para todos os bancos. Talvez você já tivesse que inserir cada despesa e receita sozinho, de qualquer maneira.

Também dá para acessar sua conta pelo celular e pelo computador e não precisa estar conectado à internet para inserir novas informações financeiras. Ele sincroniza tudo quando você chegar ao seu wifi ou quando tiver sinal da operadora.

Ele oferece o teste gratuito por 34 dias e depois não fica tão claro se você vai ter que pagar para continuar usando ou se vai ter acesso a um app com uso simplificado e gratuito.

6. Money Lover

O app também lhe permite organizar seus gastos por categorias e subcategorias da maneira que for melhor para você.

O principal diferencial desse aplicativo é contar com o "modo viagem", em que dá para selecionar a moeda do país que você está e anotar os gastos em dólar, euro ou na moeda que for? E ele já converte pela taxa de câmbio mais atualizada.

7. Minhas finanças

Esse aplicativo importa SMS e notificações de apps como Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Nubank, Banco Inter e outros bancos.

Além disso, o app categoriza de forma automática essas importações com base no seu histórico financeiro.

Também há relatórios das suas finanças pessoais e oferece uma versão paga e uma gratuita.

8. Splitwise

O Splitwise é um app que foge da proposta de todos os outros que falamos até aqui, mas é fundamental para você que divide contas.

Eu uso o Splitwise quase todo dia!

Como ele funciona? Eu, por exemplo, divido o apartamento com mais dois amigos e cada vez é um que um que vai ao mercado, que paga as contas e no fim do mês isso não vira uma bagunça porque o Splitwise divide as contas direitinho.

Se eu paguei a pizza, porém só eu e o Lucas comemos, mas o Gustavo não pegou nenhuma fatia, dá para lançar o gasto no grupo da casa e deixar só o Gustavo de fora da divisão.

Se eu for viajar com o Gustavo, o Luquinhas não for, mas outros amigos nos acompanharem, dá para criar um outro grupo da viagem, lançar os gastos e no fim de cada mês o app manda um e-mail para todo mundo mostrando quem deve para quem.

E o melhor de tudo: você nem precisa ficar cobrando aquele seu amigo caloteiro.

O app ainda otimiza as transferências para quem ainda paga DOC ou TED economizar com essas tarifas. Por exemplo: se a Yolanda me deve uma grana e eu devo para o Lucas, o app já sugere que a Yolanda pague direto paro o Luquinhas se eles forem amigos no aplicativo, evitando transações desnecessárias.

Como investir mais em 2022?

Com esses apps de controle financeiro para 2022 é possível economizar muito mais, mas você não devia deixar de conferir os sete melhores aplicativos de investimentos para 2022, que selecionamos no vídeo logo abaixo!