IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Econoweek

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Descubra seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado?

César Esperandio

09/03/2022 04h00

Você sabe qual é seu perfil de investidor e quais aplicações deveria fazer munido dessa informação? Você é um investidor conservador, moderado ou arrojado (agressivo)?

Ao iniciar seu relacionamento com os investimentos, logo ao abrir conta em uma corretora de valores já terá de responder a um questionário que o ajudará a descobrir qual é seu perfil e, assim, verificar ativos que estejam em linha com seus objetivos.

Perfil conservador

O investidor do tipo conservador normalmente prefere ter a segurança de que seu patrimônio dificilmente sofrerá baixas relevantes, mesmo que isso signifique menor potencial de valorização.

Por isso, o investidor conservador tende a preferir investimentos de baixo risco.

Perfil moderado

O investidor de perfil moderado também dá muita importância à segurança de seus investimentos, mas aceita correr um pouco mais de risco em uma parcela de ativos para aumentar sua chance de ver uma valorização um pouco maior.

Tipicamente, esse investidor costuma ter mais familiaridade com o mundo dos investimentos. O que não significa que não haja investidores conservadores muito experientes e que, mesmo assim, preferem maior grau de segurança.

Perfil arrojado

O investidor arrojado (ou investidor agressivo), na outra ponta, aceita correr mais riscos e está ciente de que o preço de seus investimentos flutuará. Em alguns casos para baixo, podendo significar desvalorizações de 40% ou até maiores.

É recomendável que esse investidor tenha metas de longo prazo e parcela de investimentos mais conservadores para poder suportar momentos de queda sem ter que se desfazer de seus ativos com prejuízo.

Quais são os indícios que determinam meu perfil de investidor?

Apesar de os testes de perfis de investidores ajudarem, eles por si só não bastam para cravar quais seriam as aplicações perfeitas para cada tipo.

Isso porque um investidor conservador na casa dos 27 anos, morando com os pais em uma metrópole, provavelmente demandará investimentos diferentes de outro investidor também conservador, porém com 52 anos e uma família de quatro pessoas, pagando aluguel e seguro de dois carros.

Os prazos de vencimento de cada aplicação, a expectativa de em quantos anos pretende usar a grana investida, bem como o patrimônio já acumulado —como imóveis e reserva de emergência—, também serão determinantes nessa escolha.

Onde investir?

De maneira geral, independentemente do perfil, o Tesouro Selic é unanimidade quando se fala de aplicações para a reserva de emergência.

No vídeo acima, discuti com a educadora financeira Ana Leoni os perfis de investidores, momentos e situações de vida, bem como os investimentos mais adequados para cada perfil.

Tesouro Direto ou CDB: qual é o melhor investimento de renda fixa?

Investimento prefixado ou pós-fixado? São tantas opções de investimentos no mercado que ficamos confusos na hora de escolher a melhor para nossa carteira.

No vídeo abaixo, confira cinco perguntas que ajudam a escolher o melhor título do Tesouro Direto e CDB, investimentos básicos que quase todo investidor tem.

É de graça! Faça parte da comunidade Econoweek nas nossas redes sociais (Instagram ou YouTube) para acompanhar mais dicas de inteligência financeira como essa.