Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Mariana Londres

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Projeto que cria teto de juros para cartão de crédito ganha força; entenda

Do UOL, em Brasília

25/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Apesar do recesso parlamentar, avançam nos bastidores do Congresso as discussões sobre uma proposta para limitar os juros cobrados no rotativo do cartão de crédito, que rondam os 400% ao ano. A limitação está em um projeto de lei apresentado no final do ano passado pelo líder do União Brasil, deputado Elmar Nascimento (BA), com várias medidas para reduzir o endividamento das famílias brasileiras.

O que diz o projeto?

  • Limita os juros do rotativo do cartão de crédito a 8% ao mês. A limitação será feita pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e os juros não podem ser superiores aos do cheque especial. Desde janeiro de 2020, os juros do cheque especial são limitados a 8% ao mês, o equivalente a 151,8% ao ano.
  • O PL 2685/2022 cria o ReFamília - programa nacional de renegociação de dívidas das famílias, com o mesmo conceito do Desenrola, do governo federal. O Desenrola ainda não tem desenho definido, mas o ReFamília seria para famílias com renda mensal de até R$ 5 mil.
  • As famílias que se enquadrarem no programa poderão pegar empréstimos do tamanho da dívida (limitado a R$ 20 mil por família) nos bancos públicos, BB, Caixa, Basa ou BNB, com juros mais baixos, e com esse dinheiro quitar dívidas mais caras contraídas com outros bancos.
  • Os recursos do crédito viriam dos bancos públicos, com a garantia de um fundo garantidor com recursos da União, criado só com essa finalidade. Há ainda regras com prazos e tipos de dívidas que podem ser quitadas.

Quais as chances de ser aprovado?

Como o governo federal já anunciou que irá lançar o seu próprio programa de renegociação de dívidas das famílias, o Desenrola, a parte do projeto que cria o ReFamília tende a ser descartada pelo parlamento.

Uma possibilidade é, em acordo político, o governo usar o projeto de lei que já está protocolado para as alterações legislativas que terá que fazer para o Desenrola. Independente de como será o trâmite legislativo, a parte da proposta que limita os juros do cartão tende a ser aprovada pelo parlamento. O autor, deputado Elmar Nascimento, me disse que há apoio no Congresso a essa limitação dos juros do rotativo do cartão e que trabalhará intensamente para que isso aconteça.

O fato de o autor do projeto ser Elmar Nascimento facilita a aprovação. Ele é líder de um grande partido aliado do governo Lula e também é aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira. Ele foi cotado para um ministério de Lula e acabou ficando de fora. A aprovação de um projeto seu é de interesse do governo Lula, que precisa da ajuda de Elmar para a formação de uma base aliada robusta.

Quais os próximos passos?

O Congresso volta aos trabalhos em 1º de fevereiro. A partir da eleição da mesa diretora e da formação das comissões, Elmar promete trabalhar na articulação do projeto. O texto precisa passar por duas comissões, CCJ (de Constituição e Justiça) e de Finanças e Tributação. Tramita em caráter terminativo, ou seja, não precisa ir a plenário. Caso seja aprovado nas comissões, seguirá para análise dos senadores.

Limitação está em um projeto de lei apresentado pelo líder do União Brasil, deputado Elmar Nascimento (BA).