Mariana Londres

Mariana Londres

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Agenda de Haddad para reduzir custo de capital avança no Congresso

Avança sem muito alarde no Congresso Nacional uma das principais apostas do governo para a economia em 2024: a agenda microeconômica. O objetivo da Fazenda com os oito projetos que estão em tramitação é diminuir o custo do dinheiro. As regras propostas têm o potencial de reduzir o custo da inadimplência e, com isso, aumentar a oferta de recursos para o crédito.

A outra grande aposta da Fazenda é a regulamentação da reforma tributária. Os textos estão sendo debatidos e "amarrados" antes do envio ao Congresso, e esse debate está levando tempo. Enquanto isso, a aprovação da agenda microeconômica deve ganhar tração.

Dois dos projetos da agenda para reduzir o custo do capital já devem ser aprovados na Câmara dos Deputados nesta semana ou nas próximas: o do regime legal dos juros e o das falências. Depois seguem para o Senado (veja lista com detalhamento abaixo).

Os oito projetos (alguns de autoria do Executivo, outros que já tramitavam no Congresso) aperfeiçoam a legislação no mercado financeiro e devem trazer mais segurança jurídica em processos de falência, na liquidação extrajudicial, no ressarcimento a investidores quando há fraude contábil, na área de seguros, entre outros.

Por que o foco está nessa agenda?

Por ser uma agenda de aprimoramento, ela não gera grande resistência. Há interesse dos setores em melhorar a legislação. Além disso, por ser uma pauta positiva, desperta interesse dos aliados do governo em relatar os projetos, o que ajuda no ambiente e nas costuras políticas.

Outro ponto é que se trata de uma medida que corre paralela à decisão sobre a taxa básica de juros pelo Copom. Ou seja, as medidas podem ajudar na redução do custo do capital, mesmo que a Selic se mantenha próxima ao patamar atual.

Quais são as chances de aprovação?

São altas, por haver interesse do governo, dos aliados e poucas resistências. Sempre há resistências e riscos na tramitação de projetos, mas há avanços nessa pauta.

Continua após a publicidade

Quais são os projetos?

1. Regime Legal de Juros (PL 6.233/23)
Proposta: Uniformiza a aplicação de juros em contratos de dívida em que a taxa não for convencionada e na responsabilidade civil extracontratual.
Situação atual: o relator, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) apresentou o parecer no último sábado (16). Deve ser votado na Câmara até o dia 20/03 pois tranca a pauta.

2. Falências (PL 3/24)
Proposta: Amplia a participação dos credores no processo falimentar. Facilita a venda de bens.
Situação atual: Deve ser votado na Câmara até o dia 20/03 pois tranca a pauta. Em 05/03 foi designada relatora a deputada Dani Cunha (União-RJ).

3. Resolução Bancária (PLP 281/19)
Proposta: Aperfeiçoa a liquidação extrajudicial.
Situação atual: Aguarda comissão especial na Câmara.

4. Ressarcimento a Investidores (PL 2.925/23).
Proposta: Disciplina responsabilidade civil por fraudes contábeis. Ajuda os minoritários (atrai investidores).
Situação atual: Apresentado requerimento de urgência em 13/03 pelo líder do MDB na Câmara, deputado Isnaldo Bulhões.

5. Infraestruturas do Mercado Financeiro (PL 2.926/23)
Proposta: Aprimoramento das regras de compensação financeira.
Situação atual: Aguarda despacho do presidente da Câmara.

Continua após a publicidade

6. Cooperativas de Seguros (PLP 101/23 - APENSADO AO PLP 519/18)
Proposta: Amplia a participação de cooperativas no mercado de seguros.
Situação atual: Apensado e enviado a comissão permanente da Câmara.

7. Contratos de Seguro (PLC 29/17)
Proposta: Marco legal dos seguros.
Situação atual: Pedido de vista em 13/03 na CCJ do Senado para análise sobre as emendas.

8. Execução Extrajudicial (PL 6.204/19)
Proposta: Agiliza a execução extrajudicial.
Situação atual: Aguardando relator no Senado.

Outros três projetos, que são da agenda da Fazenda, mas não do pacote de crédito, podem ser aprovados ainda nesta semana pela Câmara:

1. Depreciação acelerada (PL 2/2024)
Proposta: Autoriza a concessão de quotas diferenciadas de depreciação acelerada para máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos novos destinados ao ativo imobilizado e empregados em determinadas atividades econômicas.
Situação atual: Em 12/03 o deputado Márcio Honaiser (PDT-MA) foi designado relator. Deve ser votado na Câmara até o dia 20/03 pois tranca a pauta.

2. Contra o devedor contumaz (PL 15/2024)
Proposta: Institui programas de conformidade tributária e aduaneira na Receita e dispõe sobre o devedor contumaz e as condições para fruição de benefícios fiscais.
Situação atual: Deve ser votado na Câmara até o dia 20/03 pois tranca a pauta, ou pode ser retirada a urgência se não houver avanço no mérito.

Continua após a publicidade

3. Programa de Aceleração da Transição Energética/ Paten (PL 327/21)
Proposta: Uma espécie de PAC "verde", com a implementação de um fundo administrado pelo BNDES e de uma modalidade de transação tributária condicionada ao investimento em propostas ligadas à transição energética.
Situação atual: chegou a ter o debate iniciado no plenário, mas sem votação.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes