IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ação de empresa mineradora de Eike cai 79% em 21 dias

Do UOL, em São Paulo

21/06/2013 19h01

A ação da mineradora de carvão de Eike Batista, CCX (CCXC3), fechou com ganhos de 3,75% nesta sexta-feira (21). A alta, porém, foi só a segunda desde o início do mês, e não foi suficiente para segurar a forte queda dos papéis em junho.

Desde o fechamento de 31 de maio, quando cada ação valia R$ 3,95, até esta sexta-feira, com ações negociadas a R$ 0,83, a empresa já perdeu 79% de seu valor de mercado --que é calculado multiplicando-se o número de ações negociadas pelo preço de cada ação.

CLIQUE NA IMAGEM E VEJA OS NEGÓCIOS DE EIKE BATISTA

  • Arte/UOL

Na quarta-feira (19), o empresário Eike Batista divulgou um comunicado suspendendo uma oferta de compra das ações para tirar a empresa da Bolsa.

Em comunicado, a CCX alegou deterioração das condições do mercado. Segundo o documento, o executivo pode reavaliar a realização da oferta, caso as condições melhorem.

A empresa estreou na Bolsa em maio de 2012. Boatos de uma possível Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA) fizeram a ação disparar quase 45% em um único dia, em janeiro.

A data da oferta pública de ações (OPA) foi mudada três vezes desde a divulgação do edital pela primeira vez, em abril. Na terça-feira, havia sido estabelecida para 31 de julho.

O movimento de Eike para fechar o capital da CCX seguiu uma tentativa frustrada de uma operação semelhante pela LLX (LLXL3), empresa de logística do grupo, em setembro de 2012. O executivo desistiu da OPA após um laudo de avaliação ter sugerido preço acima do que ele oferecera.

(Com Reuters)