Turquia sobe juros e anima investidores; Bolsa do Japão salta 2,7%
Os mercados asiáticos fecharam em alta nesta quarta-feira (29), depois que a Turquia elevou as taxas de juros para aplicações realizadas em um dia e resgatadas já no dia útil seguinte, os chamados "overnight".
A Bolsa do Japão saltou 2,7%; Hong Kong subiu 0,82%; Xangai avançou 0,56%; Seul ganhou 1,26%; Sydney teve alta de 1,04%. Na contramão, a Bolsa de Cingapura fechou em queda de 0,47%. Taiwan não abriu por causa de um feriado.
A Turquia adotou uma política econômica mais parecida com a da Índia ao subir a taxa de juros. A reunião do banco central que foi realizada à meia-noite (horário local) elevou em 4,25 pontos percentuais a taxa de empréstimo overnight, que agora chegou a 12%.
O aumento da taxa de juros da Turquia foi considerado ousado pelos investidores. Eles ficaram bastante otimistas com a possibilidade de que essa medida drástica interrompa o ciclo vicioso de baixa nos mercados emergentes.
Mas, de acordo com alguns economistas, este clima mais otimista vai passar por um teste ainda nesta quarta-feira.
Hoje, o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, deve decidir reduzir seu programa de compra de ativos em mais US$ 10 bilhões ao mês, na conclusão de sua reunião de dois dias.
(Com Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.