PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Cotações

Dólar fecha em leve alta de 0,1%, cotado a R$ 3,47, após duas quedas

Do UOL, em São Paulo

16/06/2016 17h10

dólar comercial quebrou uma sequência de duas quedas e fechou esta quinta-feira (16) em leve alta de 0,1%, cotado a R$ 3,47 na venda.

Na véspera, a moeda norte-americana havia caído 0,39%.

Referendo no Reino Unido

Investidores seguiam apreensivos com a possibilidade de o Reino Unido deixar a União Europeia. O referendo de 23 de junho vem assustando o mercado, que evitava investimentos de maior risco com medo de que uma eventual saída britânica possa causar impactos na economia global.

Pesquisa publicada nesta manhã mostrou crescimento do apoio à saída do Reino Unido do bloco econômico, somando 53%.

A decisão do banco central do Japão de não oferecer novos estímulos à economia do país também contribuiu para o pessimismo do mercado.

Inflação nos EUA

Ainda no cenário externo, a inflação nos Estados Unidos desacelerou em maio e ficou em 0,2%. Apesar da desaceleração, os custos de moradia e saúde se mantiveram altos, o que poder permitir ao Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) elevar a taxa de juros este ano.

Na véspera, o Fed decidiu manter a taxa de juros entre 0,25% e 0,5%, mas indicou que vai ser menos agressivo ao elevar os juros após o fim deste ano.

Juros mais altos nos EUA poderiam atrair para lá recursos atualmente investidos em países onde as taxas de juros são maiores, como é o caso do Brasil.

Crise política

No Brasil, investidores também demonstravam cautela diante do quadro político incerto.

Ontem, o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado afirmou, em delação premiada, que o presidente interino, Michel Temer, teria pedido recursos ilícitos para campanha de Grabriel Chalita (PMDB) à Prefeitura de São Paulo. Temer e Chalita negam as informações. 

Nesta manhã, Temer fez pronunciamento no qual afirmou que, se tivesse cometido algum delito, não teria condições de presidir o país.

"A denúncia serve de lembrete de que a Lava Jato é o maior obstáculo enfrentado por Temer. Mas, na lista de denúncias, essa não parece ser muito severa", escreveram analistas da consultoria de risco político Eurasia Group em relatório.

(Com Reuters)

Mais sobre Bolsa e dólar

  • UOL

    Direto da Bolsa

    Dólar e Bolsa são influenciados pelas notícias do dia. Leia os destaques de hoje aqui

  • Thinkstock

    UOL Invest

    O simulador de Bolsa UOL Invest é grátis e permite que você aprenda como investir e concorra a tablets e passagens aéreas. Acesse por computador e tablet (clique nesta mensagem) ou celular (digite ou copie: uolinvest.economia.uol.com.br)

  • Alex Almeida/Folhapress

    Consulte suas ações

    Quer saber o preço de suas ações preferidas? Consulte o UOL Cotações, veja gráficos no formato que quiser, desempenho no dia e histórico de 1 ano. Acesse por computador e tablet (clique nesta mensagem) ou celular (digite ou copie: http://uol.com/bfdNjz)

  • Shutterstock

    Histórico do dólar

    Precisa saber quanto estava custando o dólar, o euro, o peso argentino um tempo atrás? Veja o histórico do UOL Cotações de até 1 ano para as principais moedas do mundo. Acesse grátis por computador e tablet (clique nesta mensagem) ou celular (digite ou copie: http://uol.com/bwdPmd)

Cotações