Dólar fecha em queda de 1,52%, a R$ 3,211, após BC dos EUA manter juros
O dólar comercial fechou esta quarta-feira (21) em queda de 1,52%, a R$ 3,211 na venda.
Com isso, o dólar acumula queda de 1,73% na semana. No mês, tem baixa de 0,55% e, no ano, desvalorização de 18,66%.
Na véspera, a moeda norte-americana tinha caído 0,53%. A sessão de hoje foi influenciada pelas decisões sobre juros nos Estados Unidos e no Japão.
- Dólar em queda deixa viagem ao exterior mais barata
- BC mostra onde comprar dólar mais barato
- Como comprar dólar com a economia instável?
- IOF sobe: melhor comprar dólar ou pagar no cartão?
Juros nos EUA e no Japão
O Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) anunciou na tarde desta quarta-feira que manteve a taxa de juros no país na faixa entre 0,25% e 0,5%, como amplamente esperado, mas as autoridades reduziram o número de altas de juros que esperam neste ano de duas para uma, de acordo com a projeção divulgada com o comunicado.
"O Fed deu a impressão de que está cada vez mais distante um aumento dos juros. E o dólar só tinha o Fed para segurar as cotações", disse o economista de uma corretora nacional à agência Reuters.
Juros mais altos nos EUA poderiam atrair para lá recursos atualmente investidos em outros países onde o rendimento é maior, como é o caso do Brasil.
A trajetória de baixa da moeda norte-americana nesta sessão também foi influenciada pela decisão do Banco do Japão, que adotou como foco a taxa de juros de títulos do governo, buscando alcançar sua meta de inflação.
Em uma tentativa de acalmar o nervosismo do mercado, o Banco do Japão manteve a taxa de juros negativa em 0,1% que aplica a reservas excessivas que as instituições financeiras deixam no banco central e informou que continuará comprando títulos do governo no ritmo atual por enquanto.
Atuação do BC brasileiro
O Banco Central atuou no mercado de câmbio nesta quarta-feira. Como nas últimas sessões, o BC ofertou 5.000 contratos de swap cambial reverso (equivalentes à compra futura de dólares). Todos foram vendidos.
(Com Reuters)
Dólar e Bolsa são influenciados pelas notícias do dia. Leia os destaques de hoje aqui O simulador de Bolsa UOL Invest é grátis e permite que você aprenda como investir e concorra a tablets e passagens aéreas. Acesse por computador e tablet (clique nesta mensagem) ou celular (digite ou copie: uolinvest.economia.uol.com.br) Quer saber o preço de suas ações preferidas? Consulte o UOL Cotações, veja gráficos no formato que quiser, desempenho no dia e histórico de 1 ano. Acesse por computador e tablet (clique nesta mensagem) ou celular (digite ou copie: http://uol.com/bfdNjz) Precisa saber quanto estava custando o dólar, o euro, o peso argentino um tempo atrás? Veja o histórico do UOL Cotações de até 1 ano para as principais moedas do mundo. Acesse grátis por computador e tablet (clique nesta mensagem) ou celular (digite ou copie: http://uol.com/bwdPmd) Mais sobre Bolsa e dólar
Direto da Bolsa
UOL Invest
Consulte suas ações
Histórico do dólar
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso