Com expectativa de Copom, eleição e Fed, dólar cai a R$ 5,153; Bolsa sobe
O dólar comercial caiu 0,25% e encerrou o dia cotado a R$ 5,153. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), teve alta de 0,62%, aos 112.516,91 pontos —ações da Carrefour, Embraer e Bradesco ajudaram a elevar o índice.
Tanto no Brasil quanto no exterior, o clima é de expectativa para as decisões dos bancos centrais brasileiro e dos Estados Unidos. Ambos se reuniram hoje e amanhã devem anunciar mudanças nas taxas de juros.
Com a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), a maior parte dos mercados financeiros espera que a taxa Selic seja mantida no patamar atual de 13,75%, mas há quem espere aumento residual dos juros a 14%.
Nos Estados Unidos, a expectativa é de que o Federal Reserve suba sua taxa de juros em, pelo menos, 0,75 ponto percentual ao fim de seu encontro de política monetária. O mercado vê pequenas chances de o Fed promover ajuste ainda maior nos custos dos empréstimos, de 1 ponto percentual completo.
Juros mais altos nos Estados Unidos tendem a beneficiar o dólar globalmente, já que tornam os retornos da renda fixa norte-americana mais atraentes, direcionando recursos para o país. Além disso, uma política monetária mais apertada restringe os gastos de empresas e famílias, o que tem levantado temores sobre a saúde da economia.
Enquanto isso, algum alívio em incertezas político-fiscais domésticas limitava os ganhos do dólar, com os mercados reagindo positivamente à declaração de apoio de Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda do governo de Michel Temer (MDB), à campanha eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"A interpretação do mercado, aparentemente, é de que Meirelles poderia ser uma âncora de política econômica mais 'ortodoxa' dentro de um eventual governo Lula", afirmou Dan Kawa, diretor de investimentos da gestora TAG, em nota a clientes.
O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial. Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.
*Com Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.