Com expectativa de 2º turno e Copom, dólar sobe a R$ 5,382; Bolsa cai
O dólar comercial subiu 1,22% hoje e fechou cotado a R$ 5,382. Já o Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), caiu 1,62% e encerrou aos 112.763,79 pontos. A semana é marcada pela expectativa do segundo turno eleitoral no Brasil e a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária), que será anunciada hoje mais tarde.
A moeda norte-americana deixou os menores patamares da sessão com o clima doméstico tenso na última semana de campanha antes das eleições compensando o otimismo externo.
"A gente está às portas do segundo turno eleitoral, então isso está pesando muito e fazendo com que o nosso mercado certas vezes opere um pouco descolado lá de fora", disse à Reuters Lucas Serra, analista da Toro Investimentos.
"A gente observa um sentimento crescente de aversão ao risco. Acho que a gente deve esperar bastante volatilidade... até o final dessa semana, até a gente ter de fato a decisão de quem que vai ser o próximo presidente."
A reta final da corrida eleitoral tem sido conturbada. No último domingo, o apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) atacou policiais federais que cumpriam mandado de prisão, enquanto, na segunda-feira, o atual presidente afirmou, sem provas, que rádios do país não têm veiculado adequadamente as inserções eleitorais, supostamente favorecendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Alguns investidores viram isso como tentativa da campanha de Bolsonaro de descredibilizar o processo eleitoral, elevando o risco de eventual questionamento do resultado do segundo turno.
Investidores apontam o patamar elevado da taxa Selic como um forte atrativo do Brasil, uma vez que torna o país muito mais rentável quando comparado a economias desenvolvidas.
O Copom do Banco Central encerrará sua reunião de dois dias nesta quarta-feira, após o fechamento dos mercados, e o consenso entre investidores é de que a autarquia manterá os juros básicos em 13,75% ao ano. Como praticamente não há chances de surpresas, a decisão do Copom deve ficar em segundo plano nesta semana, conforme o foco segue sobre as eleições presidenciais, disse Serra, da Toro.
O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.
*Com Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.