IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Dólar cai 1,19%, a R$ 5,311, após falas conciliadoras de Lula; Bolsa sobe

Lula disse no sábado que a responsabilidade fiscal é importante, afirmando que "não podemos gastar mais do que a gente ganha" - Getty Images
Lula disse no sábado que a responsabilidade fiscal é importante, afirmando que "não podemos gastar mais do que a gente ganha" Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/11/2022 17h21Atualizada em 21/11/2022 18h18

O dólar comercial fechou hoje em perda de 1,19%, cotado a R$ 5,311. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), fechou em alta de 0,81% e aos 109.748,18 pontos —a Bolsa foi valorizada, principalmente, por ações da elétrica paranaense Copel, que subiu 22,49% após intenção do estado de privatizar a empresa.

O mercado repercute positivamente a falas recentes do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), consideradas mais conciliadoras sobre a futura postura fiscal do país.

Lula disse no sábado (19) que a responsabilidade fiscal é importante, afirmando que "não podemos gastar mais do que a gente ganha", embora tenha reforçado seu compromisso com o investimento na economia e no bem-estar social do país.

Na sexta-feira (18), Lula já havia dito ter ficado feliz com a carta aberta de economistas que alertaram para o risco de se subestimar reações adversas dos mercados financeiros a medidas que vão contra a responsabilidade fiscal, e garantiu ter compromisso com o controle das contas públicas.

"Além de um tom mais conciliador utilizado pelo presidente eleito, dizendo que gosta de seguir os que são bons e que irá governar com responsabilidade fiscal, a expectativa de que o texto da PEC de Transição seja amplamente desidratado no Congresso através da sua substituição por uma PEC alternativa também traz algum alívio", disse a Guide Investimentos em nota a clientes.

No âmbito internacional, o Banco Inter citou em nota "cautela de investidores à medida que os casos de covid-19 aumentam e novos lockdowns vão sendo impostos na China", bem como desconforto dos mercados com sinalizações mais duras contra a inflação de autoridades do banco central dos Estados Unidos. Os dois fatores impactam também o Ibovespa.

Veronese, da B.Side, disse que o mercado de câmbio doméstico deve "reagir muito mais ao noticiário político local" do que ao ambiente externo ao longo desta semana, principalmente em meio a expectativas de que comecem a ser anunciados em breve os nomes da equipe ministerial de Lula.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial. Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

*Com Reuters