IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar fecha a R$ 5,207 com imposto sobre combustíveis, e Bolsa fica estável

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/02/2023 17h22Atualizada em 27/02/2023 18h28

?

O dólar comercial encerrou a sessão de hoje quase estável, com alta de 0,16%. A cotação ficou em R$ 5,207.

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), que reúne as empresas mais negociadas, encerrou com queda de 0,08%, aos 105.711,05 pontos.

Cenário interno

  • Segundo a colunista da Folha de S.Paulo Mônica Bergamo, o governo Lula decidiu voltar a cobrar imposto sobre a comercialização de combustíveis no país. O valor, porém, seria com alíquotas diferentes.
  • Combustíveis fósseis, como a gasolina, teriam valores de imposto maiores, enquanto biocombustíveis (por exemplo, etanol), seriam menores.
  • A cobrança deve começar a partir de 1º de março.
  • Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que teria reuniões ao longo do dia para tomar a decisão, já que uma Medida Provisória isentando os preços tem validade até a terça-feira.
  • O ministro também informou que não divulgará nesta semana os nomes de possíveis indicados para compor a diretoria do Banco Central.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

*Com Reuters