IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dona dos 23 hotéis Blue Tree, Chieko Aoki dá 7 dicas para abrir empresa

Chieko Aoki é fundadora da rede Blue Tree, que possui 23 hotéis no Brasil - Divulgação
Chieko Aoki é fundadora da rede Blue Tree, que possui 23 hotéis no Brasil Imagem: Divulgação

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

01/12/2014 06h00

Chieko Aoki, 66, é fundadora da rede Blue Tree Hotels, que possui 23 hotéis em 18 cidades do Brasil e emprega 2.300 pessoas. A rede faturou R$ 349,7 milhões em 2013 (o lucro não foi divulgado). Naquele ano, a empresária foi eleita a segunda mulher de negócios mais importante do Brasil pela revista “Forbes”, atrás somente de Graça Foster, presidente da Petrobras.

No ranking, a empresária desbancou Luiza Trajano, do Magazine Luiza, e a top model Gisele Bündchen.

Nascida no Japão e naturalizada brasileira, Aoki rodou o mundo e acumula experiências no Brasil, na Ásia e nos EUA. Apesar da longa bagagem, as características que considera fundamentais nos empreendedores não dependem de viagens pelo mundo: são a inquietação e a vontade de fazer acontecer.

“É uma necessidade de executar ideias que ele acredita serem diferentes das práticas do mercado”, diz.

Formada em direito pela USP (Universidade de São Paulo), fez cursos de administração na Sophia University, em Tóquio, e de administração hoteleira na Cornell University, nos EUA.

Chieko Aoki, a dama da hotelaria

  • Podemos ter planos extraordinários. Porém, o desafio é a execução deles, que depende do fator humano. Estabeleça metas e não as perca de vista.

    Chieko Aoki, fundadora da rede Blue Tree Hotels

Conhecida como “dama da hotelaria”, Aoki inspira mulheres empreendedoras e é atuante na causa. Ela integra o Lide Mulher (Grupo de Líderes Empresariais) e o Conselho de Empresários da América Latina.

Ela diz que é importante combinar habilidades técnicas com comportamentais. "No meio turístico, formação acadêmica e experiência são muito importantes, mas também é necessária muita força de vontade", afirma.

Sua trajetória na hotelaria começou na diretoria de marketing e vendas do Caesar Park São Paulo na década de 80. Virou presidente da Caesar Park Hotels & Resorts e da mais antiga companhia hoteleira dos Estados Unidos, a Westin Hotels & Resorts.

Em 1992, fundou a empresa Caesar Towers, que em 1997 passou a se chamar Blue Tree Hotels. O nome da marca é a tradução do seu sobrenome para o inglês - Aoki significa “árvore azul” em japonês.

Além da Blue Tree Hotels, Aoki preside um grupo que leva o seu nome e inclui o Noah Gastronomia, composto pelos restaurantes Noah, em São Paulo, e pelas áreas de alimentação hospitalar e catering para grandes eventos. Leia a seguir as sugestões dela, passadas por e-mail com exclusividade para o UOL.